o CONCEITO DE GENERO E A CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS FEMININOS NA FAMILIA: 0 usa DO CINEMA NAS REFLEXOES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2002.v3n3.2155Resumo
0 objetivo deste artigo e fazer uma interpreta<;:ao crftica sobre a constitui<;:ao dossujeitos femininos no espa<;:ofamiliar a partir de tres filmes: As pontes de Madison, 0 piano eEu, tu e eles. Todos produzidos e distribufdos na decada de 80/90, sucesso de publico e decrftica. Embora de procedencias diferentes e ambientados em forma<;:oes historicas bastantedistintas, os filmes trabalham dimensoes distintas do sujeito feminino no que se refere ao pracessode constru<;:ao de suas identidades e/ou papeis sociais. A inten<;:ao e explorar sob a otica dasrela<;:oes de genera a mensagem cinematognifica como fonte de mensagens ideologicas deconserva<;:ao e/ou resistencia e, portanto, importante elemento para as reflexoes na area daeduca<;:ao.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.