FAMILIA E PARENTESCO NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2002.v3n3.2152Resumo
este trabalho tern como principal objetivo fazer uma analise comparativa sobreteorias elaboradas por soci6logos e antrop6logos acerca de mudan9as nas rela90es familiares ede parentesco ocasionadas pelo avan90 do processo de urbaniza9ao e industrializa9ao nasociedade brasileira. Delimitamos nosso universo de analise optando por autores que estudaramo processo de socializa9ao de crian9as e as rela90es de parentesco em locais diferenciados,caracterizados por: relative isolamento dos centros urbanos; espa90s intermediarios entre 0urbano e 0 rural e, finalmente, a analise de fanu1ias cujo espa90 de vivencia e 0 centro urbanopor excelencia. Embora as teorias desenvolvidas sobre 0 tema advoguem urn enfraquecimentodos lac;;osfamiliares com 0 processo de urbaniza9ao e industrializa9ao, assistimos, nos diasatuais, uma revaloriza9ao do papel da farm1iapor parte do Estado que, ao implementar politic aspublicas voltadas para a crian9a, adolescente, idoso, mulher, entre outros segmentos dapopula9ao, delega 11 fanu1ia urn conjunto de responsabilidades. Este tema, tambem sera objetode analise no artigo que ora apresentamos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.