Editorial

Autores

  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Leticia Carreño Saucedo Universidade Autônoma do Estado do México
  • Salvador Bobadilla Beltrán Universidad Autónoma del Estado de México

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p7

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

No Brasil, o interesse pelas altas habilidades/superdotação (AH/SD) é recente, a começar na década de 1930. Somente nos anos 1970 que iniciaram os primeiros atendimentos educacionais especializados e, em 1985, a discussão formal de políticas para a integração das AH/SD, seguida do direito de uma educação para todos, em 1988, com a Constituição Federal. A década de 1990 é marcada pelas diretrizes gerais de atendimento educacional e da LDB, dentre outras. Dez anos mais tarde, em 2005, se iniciou a implantação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Tivemos várias conquistas no
século XX e grandes desafios para este século que envolvem a visibilidade e o atendimento das muitas necessidades das pessoas com AH/SD e talentosas em todas as idades e contextos.

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Biografia do Autor

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora Adjunta “C” da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2003).

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Publicado

2020-06-21

Como Citar

Vestena, C. L. B. ., Saucedo, L. C., & Bobadilla Beltrán, S. (2020). Editorial. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 7(1), 7–8. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p7

Edição

Seção

Editorial

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