Propostas de Atividades em grupo para estudantes com altas habilidades/superdotação

Autores

  • Fernanda Celestino dos Santos Espanhol Secretaria de Educação do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p23

Palavras-chave:

Atividades em grupo, Altas Habilidades/Superdotação, Inteligências Múltiplas, Sócio emocionais

Resumo

A referente pesquisa foi embasada na experiência de propostas de atividades em grupo com estudantes com AH/SD (Altas Habilidades/Superdotação) constituindo uma abordagem exemplificadora, desmistificando concepções errôneas a respeito do atendimento das Salas de Recursos Multifuncional. Enfatiza a importância da dinâmica coletiva como contribuinte do desenvolvimento sócio emocional, atendendo a individualidade e potencialização das IM (Inteligências Múltiplas) nas atribuições sociais, evitando o isolamento e disparidade intelectiva. O objetivo geral está em analisar e potencializar as IM e habilidades sócio emocionais em grupo. E os objetivos específicos compreendem em identificar possibilidade de atividades em grupo que promovam a interação adequadas. Pesquisar e praticar junto aos estudantes as atividades propostas. Estabelecer a auto avalição a partir das atividades construídas. O resultado se constituiu em propostas de atividades convergentes as necessidades de enriquecimento dos estudantes com AH/SD, imprimindo efetiva abordagem educacional com dinamismo e praticidade.

  

Recebido em: 14 de outubro de 2019
Modificado em: 12 de fevereiro de 2020
Aceito em: 29 de fevereiro de 2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Celestino dos Santos Espanhol, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense; Especialização em Educação Especial pela Faculdade de Ampére; Especialização em Metodologia do Ensino da Arte pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, dentre outros; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

Downloads

Publicado

2020-06-21

Como Citar

Espanhol, F. C. dos S. (2020). Propostas de Atividades em grupo para estudantes com altas habilidades/superdotação. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 7(1), 23–36. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p23

Edição

Seção

Artigos