Altas habilidades/superdotação e o ensino e a aprendizagem de matemática

Autores

  • Franciele Schimidt Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Karolina Barone Ribeiro da Silva Hrentchechen Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p23

Palavras-chave:

Matemática, Educação Inclusiva, Educação Básica

Resumo

Este texto relata resultados de um trabalho de conclusão de curso cujo objetivo foi verificar o impacto do projeto "Tutoria Estudantil” em todos os alunos participantes, em relação ao ensino e a aprendizagem de Matemática. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e a coleta de dados foi feita por meio de questionários. O projeto foi executado em uma escola no interior do estado do Paraná. Integravam o projeto 33 alunos, sendo 13 portadores de Altas Habilidades/Superdotação e 20 alunos do 9º ano, com dificuldades de aprendizagem. Através dos resultados foi possível observar que o projeto minimizou alguns problemas que surgiram em sala de aula e ainda contribuiu para o ensino e a aprendizagem de Matemática. Por fim notou-se que o projeto “Tutoria Estudantil” trouxe benefícios aos alunos e também aos docentes, estimulando a socialização, a interação e também o desenvolvimento de talentos dos alunos altamente habilidosos.

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Biografia do Autor

Franciele Schimidt, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduanda em Licenciatura em Matemática, UNICENTRO, Irati.

Karolina Barone Ribeiro da Silva Hrentchechen, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Estatística, UNICENTRO (Irati), Departamento de Matemática.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Schimidt, F., & Hrentchechen, K. B. R. da S. (2020). Altas habilidades/superdotação e o ensino e a aprendizagem de matemática. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 7(2), 23–32. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p23

Edição

Seção

Artigos