Desafios e perspectivas na inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro

um relato de experiência

Autores

  • Chirlene Oliveira de Jesus Pereira Universidade Federal da Recôncavo- UFRB
  • Ticiane Santana Santos Faculdade de Ciências e Empreendedorismo- FACEMP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p129

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Ensino Superior, Inclusão, Legislação

Resumo

O processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais, sobretudo, no ensino superior, ainda se encontra marcado por indefinições, apesar de muitas instituições se mostrarem receptivas à chegada dessas pessoas. O objetivo deste artigo, é analisar os desafios e perspectivas na inclusão de pessoas com deficiências no Ensino Superior brasileiro. Tratou-se de um estudo bibliográfico, fazendo dessa maneira o uso da pesquisa qualitativa, trazendo o método história de vida. O trabalho ressalta que apesar da evolução nas políticas que dizem respeito a inclusão, ainda se tem muito o que fazer para que ocorra uma completa inclusão.

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Biografia do Autor

Chirlene Oliveira de Jesus Pereira, Universidade Federal da Recôncavo- UFRB

Assistente Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Mestra e Doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia.

Ticiane Santana Santos, Faculdade de Ciências e Empreendedorismo- FACEMP

Assistente Social pela Faculdade de Ciências e Empreendedorismo - FACEMP. Pós graduanda em Políticas e Gestação em Serviço Social no Centro Universitário Leonardo Da Vinci e Serviço Social e Previdência Social na Faculdade FAVENI.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Pereira, C. O. de J. ., & Santos, T. S. (2020). Desafios e perspectivas na inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro: um relato de experiência. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 7(2), 129–138. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p129

Edição

Seção

Artigos