Sobre a Revista

Foco e escopo

A Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) foi criada em 2014, sendo um periódico semestral  e com publicação de artigos científicos sobre temáticas diversas em Educação Inclusiva. Tem como foco incentivar a publicação no campo de estudos em Educação, destacando a deficiência como uma característica da diversidade humana. Ainda tem como foco a escola como ideário de luta pela valorização da pluralidade dos que nela transitam e estão relacionados com os aspectos constitutivos dos processos de ensinar e aprender e da contribuição para pensar o desenvolvimento humano em áreas correlatas. Como escopo busca apresentar e divulgar estudos oriundos de pesquisas sobre políticas, culturas e práticas educacionais inclusivas, bem como tensionar temas atuais propondo uma análise crítica da Educação Especial na perspectiva inclusiva.

A RDPEE não possui taxa de publicação e de editoração (articles processing charges – APC). Atende à demanda de fluxo contínuo, podendo haver números especiais organizados na forma de Dossiês Temáticos, organizados a partir de seleção de trabalhos apresentados e/ou premiados em eventos científicos da área ou, ainda, selecionados por meio de edital específico.

A revista online está aberta a toda comunidade científica, com acesso por meio do Portal de Periódicos da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FFC/UNESP). Para garantir um maior número de autores na revista, cada autor e/ou coautor poderá publicar somente um artigo por ano. O trabalho submetido à revista deverá apresentar um autor com o título de doutor e, no máximo, três autores por trabalho. As colaborações para a RDPEE podem ser apresentadas como: ensaios teóricos, relatos de pesquisa e resenhas. A revista, eventualmente, poderá aceitar outros tipos de contribuições que não se enquadram nessas seções fixas, a saber: revisão bibliográfica, relatos de experiência, artigos técnicos e depoimentos e/ ou entrevistas.

A Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial estará disponível online e seu acesso é gratuito.

 

MANUSCRITOS PRIORIZADOS PELA REVISTA

 Ensaio Teórico

Trabalhos teóricos encomendados pela Comissão Editorial, que retratam o conhecimento aprofundado do autor para refletir criticamente sobre um constructo científico existente e/ou articulá-lo às áreas da Educação Especial e da Educação na perspectiva inclusiva, bem como cooperar para seus avanços. Os textos para esta seção consistem, ainda, em descrições de desenhos diversos, para diferentes realidades e/ou situações que expressem como o universo da Educação Especial e da Educação na perspectiva inclusiva se apresenta. Relacionam-se ao conceito de sociedade inclusiva e de seu reconhecimento, especialmente pelas esferas governamentais.

Relatos de Pesquisa

A estrutura típica deste texto consiste em diferentes seções, que refletem os estágios do processo de investigação científica, os quais podem aparecer na seguinte ordem: introdução com os objetivos de investigação; método; resultados; discussão; e conclusão ou considerações finais.

Não será considerados texto originários de recortes de teses e dissertações. O texto deve ser elaborado como resultante de um processo de investigação científica.

Resenhas

Consiste em um texto de apreciação e apresentação de livros ou coletâneas da área de Educação Especial publicados até, cinco anos antes da data de envio da resenha.

OUTRAS SEÇÕES

Revisão Bibliográfica

A Revisão de Literatura deve ser composta de sínteses de pesquisas ou meta-análises, com uma avaliação crítica de um material já publicado. Espera-se que os autores, ao integrar e avaliar os dados, explicitem possíveis lacunas e avanços na área da Educação Especial e/ou Educação na perspectiva inclusiva. Muito embora não haja uma estrutura de seções pré-definidas para este tipo de contribuição, os autores devem atentar também para aspectos fundamentais do método desse tipo de texto, a saber: bases de busca e critérios para a realização dessa busca; período do levantamento e descritores considerados; como foi analisado o material encontrado; e, por fim, sugere-se que esse material seja apresentado numa seção de resultados, de acordo com os padrões atuais dos periódicos científicos qualificados ou avaliados por pares. Sugere-se, também, o uso de ferramentas atuais que auxiliam na elaboração dessas buscas, tais como: Parsifal, Zotero e NVivo.

Relatos de Experiência

Descrição nos moldes científicos de procedimentos e tecnologias educacionais, com vistas a um melhor equacionamento de situações ou problemas educacionais e/ou melhor atuação do profissional da área de Educação Especial. As seções desse texto são mais livres, mas é de fundamental importância a presença de uma introdução e de um desenvolvimento que explicite a condução da experiência.

Depoimentos e/ou Entrevistas

Seção aberta a pesquisadores e/ou personalidades com representação pública na área de Educação Especial, com vistas à descrição de depoimentos e/ou entrevistas sobre temas relevantes para a revista.