Tecnologia educacional como recurso para a alfabetização da criança com transtorno do espectro autista

Autores

  • Mônia Daniela Dotta Martins KANASHIRO Unesp - FCT
  • Manoel Osmar SEABRA JUNIOR

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.08.p101

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Educação Especial, Prática Pedagógica, Autismo, Alfabetização

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de investigação realizado durante a disciplina de mestrado “Metodologias em Educação Especial com ênfase na Análise de Recursos de Tecnologia Assistiva em Ambientes Inclusivos” com o relato de experiência de observação e participação da autora na aplicação da Tecnologia Educacional “Jornada das Letras” a uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculada no segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo verificar de que forma este software poderia auxiliar a aluna na aquisição da escrita, uma vez que, diferentemente dos demais estudantes da sala em que está incluída, ela ainda não alcançou a hipótese da escrita alfabética. O estudo justifica-se pela necessidade de buscar soluções que possam potencializar o processo de alfabetização das crianças com TEA mediante as complexidades do transtorno, buscando garantir a aquisição da escrita na idade exigida pelas diretrizes nacionais. Como base teórica para o estudo, foi realizada revisão de literatura com vistas a verificar: estudos relacionados ao uso de tecnologias digitais na educação, as orientações das diretrizes nacionais quanto a idade exigida para a alfabetização e as especificidades da alfabetização no aluno com TEA. A metodologia empregada para a investigação pautou-se na abordagem qualitativa, descritiva com observação participante e intervenção com a aplicação da tecnologia educacional. Posteriormente à, uma sondagem foi realizada, revelando evolução na hipótese da escrita, porém, constatou-se que, o jogo, sozinho não é capaz de alfabetizar, e que a estratégia de intervenção da professora/pesquisadora teve papel fundamental no êxito da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Mônia Daniela Dotta Martins KANASHIRO, Unesp - FCT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente, SP. Contato: moniadaniela@hotmail.com

Manoel Osmar SEABRA JUNIOR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente, SP. Contato: seabrajr.unesp@gmail.com

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

KANASHIRO, M. D. D. M., & SEABRA JUNIOR, M. O. (2018). Tecnologia educacional como recurso para a alfabetização da criança com transtorno do espectro autista. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 5(2), 101–120. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.08.p101

Edição

Seção

Artigos