O ENSINO COLABORATIVO E A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Ana Paula ZABOROSKI
  • Simara Pereira da MATA
  • Karen Regiane SORIANO
  • Patrícia Tupin MARTINS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.10.p119

Resumo

A prática pedagógica, tanto dos professores da sala comum, quanto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve considerar os pressupostos da Educação Inclusiva. Isso incide diretamente na formação inicial e/ou permanente desses profissionais e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva reforçou ainda mais esses aspectos. Nesse contexto, o presente artigo objetivou apresentar uma discussão teórica sobre os papeis dos professores da sala comum e do AEE, assegurando uma prática inclusiva e trazendo como estratégia o ensino colaborativo e a formação permanente destes professores. Desta forma, a literatura especializada indica que o ensino colaborativo pode favorecer a inclusão escolar e propiciar aos professores uma formação permanente no próprio contexto de trabalho. Com isso, as discussões e reflexões advindas desses trabalhos, podem gerar mudanças na cultura do sistema educacional brasileiro e da formação inicial e permanente de professores de salas comuns e do AEE, preparando-os para uma atuação colaborativa. Essas mudanças, por sua vez, podem refletir diretamente no currículo escolar, nas práticas pedagógicas e nos diversos olhares, dentro e fora da escola, e assim vir a alimentar a prática da Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

Ana Paula ZABOROSKI

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília/SP com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati/PR. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Bacharel em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de Maringá/PR (CESUMAR). Membro do Grupo de Pesquisas “Deficiências Físicas e Sensoriais” (DefSen) da FFC/UNESP. Contato: anapaulazaboroski@yahoo.com.br

Simara Pereira da MATA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília/SP. Especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília/SP. Pedagoga com habilitação em Educação Especial (Deficiência Auditiva) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília/SP e Fisioterapeuta pela Faculdade Anhanguera Educacional, Campus de Rio Claro/SP. Professora da Educação Básica I e II - Atendimento Educacional Especializado, Rio Claro/SP, atualmente na função de Coordenadora Pedagógica de Educação Especial. Membro do Grupo de Pesquisas “Deficiências Físicas e Sensoriais” (DefSen) da FFC/UNESP. Contato: simaraps@yahoo. com.br

Karen Regiane SORIANO

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília/SP com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Especialista em Educação Especial e Inclusiva - Formação de Professores em Educação Especial: apoio à escola inclusiva - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília/SP. Pedagoga com aprofundamento em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília/SP. Membro do Grupo de Pesquisas “Deficiências Físicas e Sensoriais” (DefSen) da FFC/UNESP. Contato: karenrsoriano@gmail.com

Patrícia Tupin MARTINS

Discente do Curso de Especialização em “Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva” da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília/SP. Pedagoga pela mesma Universidade. Atualmente desenvolve Estágio Curricular e Atividades Alternativas de Aprendizagem junto ao Grupo de Pesquisa “Deficiências Físicas e Sensoriais” e junto aos atendimentos fonoaudiológicos na área de Comunicação Suplementar e Alternativa do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) do Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES) e Centro Especializado de Reabilita- ção (CER), também da FFC da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília/SP. Contato: patricia_tmartins@ hotmail.com

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

ZABOROSKI, A. P., MATA, S. P. da, SORIANO, K. R., & MARTINS, P. T. (2017). O ENSINO COLABORATIVO E A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 4(1). https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.10.p119

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