EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Bruna Fernanda Pacheco PEREIRA
  • Lenir Gomes XIMENES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.08.p89

Resumo

o presente estudo teve por objetivo identificar a atuação e as concepções de professores em relação ao processo de inclusão de alunos com deficiência. Além disso, buscou identificar as percepções desses professores em relação à participação da escola nesse processo e ao funcionamento do Atendimento Educacional Especializado. Para coletar os dados foi utilizado um questionário, com perguntas fechadas, aplicado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental que está localizada no Distrito de Mosqueiro, Cidade de Belém. As respostas foram tabuladas no programa Microsoft Excel®, com elaboração de tabelas e gráficos para análises descritivas. Os resultados demonstram que os professores não se sentem aptos a trabalhar com essa clientela, embora sejam favoráveis ao processo de inclusão. Além disso, eles não consideram suas práticas pedagógicas ou avaliações satisfatórias para o processo de inclusão. Os professores mencionaram, ainda, a fundamental importância de adaptações curriculares. Sendo assim, é possível inferir que existe uma necessidade latente de um projeto de capacitação profissional e de formação continuada para estes professores, com foco para um planejamento em parceira entre o professor do Atendimento Educacional Especializado e professor das séries comuns. Com isso, podem ser vislumbradas ações que proporcionem a permanência na escola regular e a aprendizagem dos alunos com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Fernanda Pacheco PEREIRA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Lenir Gomes XIMENES

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-09-20

Como Citar

PEREIRA, B. F. P., & XIMENES, L. G. (2017). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 4(1). https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.08.p89

Edição

Seção

Artigos