FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA REALIZAÇÃO DO COENSINO

Autores

  • Carla Ariela Rios VILARONGA
  • Eniceia Gonçalves MENDES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.03.p19

Resumo

a educação escolar para o público-alvo da Educação Especial demanda reflexões sobre o Atendimento Educacional Especializado e suas concepções. Existem duas formas de entender este tipo de apoio: uma que o concebe como um modelo único, que tem como foco o atendimento do aluno na Sala de Recursos Multifuncionais, proposta privilegiada na política atual e, a segunda, que entende esse apoio como uma rede de serviços. Essa segunda maneira de compreender esse apoio é foco deste artigo. Assim, o objetivo principal deste estudo foi o de construir propostas de colaboração nas práticas pedagógicas do professor de Educação Especial, na sala de aula comum da escola regular. O estudo se propôs a proporcionar espaços formativos sobre a proposta de coensino visando discutir e fortalecer este tipo de apoio. Nesta perspectiva, o presente estudo, baseado na modalidade de pesquisa-ação, adotou os pressupostos da pesquisa colaborativa. Os participantes foram seis professores de Educação Especial e vinte professores do ensino regular. A etapa da formação ocorreu durante os meses de março e junho de 2012. O estudo foi realizado num município de médio porte do interior de São Paulo. A formação proporcionou a possibilidade de unir a cultura da universidade e a cultura dos professores da rede básica e foi possível destacar que o ensino colaborativo é um dos apoios necessários para o fortalecimento da inclusão escolar. Nessa direção, a colaboração entre o profissional da Educação Especial e o da sala comum é imprescindível para a construção de um espaço inclusivo.

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Biografia do Autor

Carla Ariela Rios VILARONGA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Eniceia Gonçalves MENDES

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

VILARONGA, C. A. R., & MENDES, E. G. (2017). FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA REALIZAÇÃO DO COENSINO. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 4(1). https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.03.p19

Edição

Seção

Artigos