TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO

Autores

  • Vera L. P. S. CAMINHA
  • Adriano de O. CAMINHA
  • Priscila P. ALVES
  • Claudiana Prudência dos SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5755

Resumo

O presente trabalho apresenta considerações sobre os recursos das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)
para inclusão escolar da criança com autismo, como também dispositivos que visam favorecer estratégias de coping para a família. O Projeto ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas) é baseado em estratégias para facilitar a interação e a comunicação de crianças com autismo. O projeto inclui o desenvolvimento de ferramentas digitais que colaboram para a inclusão da criança com autismo, aprendizagem de Português, Matemática e Música, visando também contribuir para melhorar a comunicação da criança com seus responsáveis e tutores, através de jogos computacionais e atividades lúdicas. O projeto inclui um Sistema Gerenciador que concentra todos os dados de uso dos jogos e atividades para a geração de relatórios cientíicos,
permitindo a análise da evolução das crianças, em grupos ou individualmente, a im de decidir sobre novos níveis dos jogos e
permitir o aprimoramento do próprio sistema como um todo. Além das ferramentas computacionais, um dos grandes desaios para o desenvolvimento de um plano de assistência ao autismo, está no uso de recursos que favoreçam e viabilizem a sua interação com o seu campo relacional. Partimos da hipótese de que a interação dialógica consiste no pré-requisito essencial ao favorecimento das relações entre a pessoa autista e sua família. Nesse contexto, o trabalho contempla também a assistência e acolhida da família. As possibilidades advindas da metodologia dialógica possibilitam o desenvolvimento de ferramentas para o favorecimento do coping entre a pessoa autista e sua família.

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Biografia do Autor

Vera L. P. S. CAMINHA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Adriano de O. CAMINHA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Priscila P. ALVES

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Claudiana Prudência dos SANTOS

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2016-01-25

Como Citar

CAMINHA, V. L. P. S., CAMINHA, A. de O., ALVES, P. P., & SANTOS, C. P. dos. (2016). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 2(02). https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5755

Edição

Seção

Artigos