O processo de ensino-aprendizagem em língua inglesa de um aluno com autismo: um estudo de caso em uma escola inclusiva

Autores

  • Charles Lima SILVA Universidade Federal do Pará
  • Rosana Assef FACIOLA Universidade Federal do Pará
  • Rosamaria Reo PEREIRA Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.04.p43

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Autismo. Ensino de Segunda, Língua

Resumo

A preocupação referente à educação inclusiva cresceu paralelamente ao aumento da presença de alunos com deficiência nas escolas regulares. O Brasil, seguindo a tendência internacional, vem legislando em defesa de um ensino inclusivo de qualidade, assegurando o direito de matrícula destes alunos. Dentre as várias especificidades presentes em salas, encontram-se os alunos com autismo. Autistas, no geral, apresentam problemas na aquisição de linguagem, na produção oral e na socialização. Logo, este estudo possui como objetivo investigar como o processo de ensino-aprendizagem em língua inglesa ocorre com autistas. Assim, pretende-se conhecer o papel do professor neste processo, quais os desafios que surgem a partir disso, e quais estratégias utilizadas para ajudar o aluno a aprender. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva que foi realizada na forma de um estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com uma professora e observações de aulas. Os dados foram analisados qualitativamente a partir de análise de conteúdo e os resultados estão apresentados em eixos temáticos. Os resultados obtidos demonstram que, apesar da professora não possuir formação adequada para ensinar este público, esta encontra suporte com a família do aluno e com a escola. Quanto às estratégias utilizadas, as mesmas pareceram eficazes devido à resposta do aluno e sua produção. Espera-se que os achados desta pesquisa possam contribuir para o entendimento da questão abordada, e as estratégias aqui citadas possam ajudar professores de língua inglesa a melhorar suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Charles Lima SILVA, Universidade Federal do Pará

Graduado em Letras (Habilitação em Inglês) - Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Faculdade: Faculdades de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM). Contato: chlimabio@gmail.com

Rosana Assef FACIOLA, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Docente da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Contato: rosanassef@gmail.com

Rosamaria Reo PEREIRA, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Docente da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Contato: rosareoufpa@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

SILVA, C. L., FACIOLA, R. A., & PEREIRA, R. R. (2018). O processo de ensino-aprendizagem em língua inglesa de um aluno com autismo: um estudo de caso em uma escola inclusiva. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 5(2), 43–58. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.04.p43

Edição

Seção

Artigos