O Impacto da Equitação Terapêutica nos Fatores Psicomotores em Crianças em Idade Pré-Escolar com Necessidades Especiais

Autores

  • Vanessa MARTINHO
  • Anabela CRUZ-SANTOS
  • Sofia SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n2.03.p23

Palavras-chave:

Necessidades especiais, Equitação Terapêutica, Intervenção Precoce, Desenvolvimento psicomotor, Delineamento de sujeito-único

Resumo

Este estudo pretendeu investigar o impacto que a intervenção psicomotora poderá ter no âmbito da Equitação Terapêutica. Participaram deste estudo quatro crianças (quatro e cinco anos de idade) com necessidades especiais. A metodologia utilizada neste estudo foi o single-subject design, através do ABA, no qual o período A consistiu nas avaliações individuais, sem haver intervenção, e o período B consistiu na intervenção, quando os participantes foram expostos ao Programa Psicomotor de Equitação Terapêutica, baseado na Bateria Psicomotora (FONSECA, 2010) e no Body Skills (WERDER; BRUININKS, 1988). A intervenção decorreu num período de 12 semanas, em sessões semanais de 1 hora, perfazendo um total de 18 semanas. Os resultados permitiram concluir que com a implementação do Programa Psicomotor de Equitação Terapêutica, observou-se um aumento ao nível do desempenho na tonicidade, lateralização, noção do corpo, estruturação espaciotemporal, praxia global e praxia fina, em todas as crianças, relativamente ao período sem a implementação do Programa Psicomotor de Equitação Terapêutica salientando-se a importância da Equitação Terapêutica como uma prática eficaz e adequada junto de crianças com estas problemáticas.

Recebido em: 23 de março de 2017

Modificado em: 11 de agosto de 2016

Aceito em: 02 de outubro de 2017

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa MARTINHO

Instituto de Educação, Universidade do Minho, Mestre em Educação Especial, Especialização em Intervenção Precoce. Tem trabalhado como Técnica de Equitação Terapêutica e Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora em contextos de apoio a crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.

Anabela CRUZ-SANTOS

Instituto de Educação, CIEd, Universidade do Minho; Professora Auxiliar; Doutorada em Estudos da Criança, Especialização em Educação Especial. Membro de Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto da Educação, Universidade do Minho. Tem atuado com: Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Problemas de Comunicação, Transição para a Vida Adulta.

Sofia SANTOS

Professora Auxiliar da Faculdade de Motricidade Humana - UIDEF – Instituto da Educação da Universidade de Lisboa; Doutorada em Educação Especial. Membro do Centro de Pesquisa em Educação Especial e UIDEF do Instituto da Educação, tendo como principais áreas de interesse: Educação Especial, Serviços e Organizações de Apoio, Direitos e Autodeterminação para Pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), Transição para a Vida Adulta e Empregabilidade e Terapia Psicomotor.

Publicado

2018-04-02

Como Citar

MARTINHO, V., CRUZ-SANTOS, A., & SANTOS, S. (2018). O Impacto da Equitação Terapêutica nos Fatores Psicomotores em Crianças em Idade Pré-Escolar com Necessidades Especiais. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 4(2). https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n2.03.p23

Edição

Seção

Artigos