Implementação de uma metodologia didática inclusiva para o estudo da anatomia animal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p95-112

Palavras-chave:

Morfologia animal, Metodologia alternativa, Deficiente visual

Resumo

A deficiência visual gera um desafio no processo ensino-aprendizagem onde Métodos alternativos de ensino se tornam indispensáveis para proporcionar percepção e conhecimento as pessoas com deficiência visual (PcDV), além de desenvolverem a acuidade dos sentidos e habilidades motoras dos mesmos. Este trabalho objetiva implementar métodos alternativos para o ensino da anatomia animal, e que estes possam ser utilizados como ferramenta didática inclusiva. Tendo como base o acervo da Seção de Anatomia Animal foi criada uma coleção didática constituída de modelos biológicos, tridimensionais e em relevo, e por preparações anatômicas alternativas, uma proposta “palpável”, capaz de vincular o ensino da ciência, em especial da morfologia animal, aos processos de assimilação e transformação do indivíduo, ao resgate da cidadania e a inserção social. Destacando-se a importância dessa metodologia, conclui-se que toda adaptação requer empatia com o próximo, sendo fundamental a atuação dos mediadores.

 

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Biografia do Autor

Ana Bárbara Rodrigues Godinho, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora em Ciência Animal, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Ketlynn Passos Alvarenga, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestranda em Engenharia Civil, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mariana Biscaro Zófoli, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutoranda em Ciência Animal, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

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Publicado

2021-07-10

Como Citar

Godinho, A. B. R., Alvarenga, K. P., & Zófoli, M. B. (2021). Implementação de uma metodologia didática inclusiva para o estudo da anatomia animal. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 8(1), 95–112. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p95-112