102 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 10, n. 1, p. 91-106, Jan.-Jun., 2023
NAKANO, T. C.; BATAGIN, L. R.; FUSARO, L. H.
ALMEIDA, Jane do Socorro Rodrigues; MIGUEL, Joelson Rodrigues. A formação docente para o
atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação. Id on Line – Revista Multidisciplinar e
de Psicologia, v. 14, n. 51, p. 917-931, 2020.
ALMEIDA, Leandro de Souza; LOBO, Cristina Costa; ALMEIDA, Ana Isabel S.; ROCHA,
Renata S.; PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro. Processos cognitivos e de aprendizagem em crianças
sobredotadas: atenção dos pais e professores. In: PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro; VESTENA, Carla
Luciane Blum; STOLTZ, Tania; BARBY, Jarci Maria Machado; BAHIA, Sara; FREITAS, Samarah
Perszel de. Processos afetivos e cognitivos de superdotados e talentosos. Prisma, 2017, p. 17-42.
ALMEIDA, Leandro de Souza.; ARAÚJO, Alexandra M.; SAINZ-GÓMEZ, Marta; PRIETO, Maria
Dolores. Challenges in the identication of giftedness: issues related to psychological assessment.
Anales de Psicología, Murcia, v. 32, n.3, p. 621-627, 2016.
ANGELA, Fabio Rosa; CATERINA, Buzzai. Creativity, emotional intelligence and coping style in
intellectually gifted adults. Current Psychology, v. 41, p. 1191-1197, 2022.
ANTIPOFF, Cecília Andrade; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Superdotação e seus mitos.
Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v.14, n.2, p. 301-309, jul./dez. 2010.
ARANTES-BRERO, Denise Rocha Belfort; CUPERTINO, Cristina. Trajetória de vida de pessoas com
altas habilidades/superdotação. In: VIRGOLIM, Angela Maria R. Altas habilidades/superdotação –
processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Juruá, 2018, p. 69-96.
BARBOSA, Altemir José Gonçalves. O método das pesquisas sobre talento: análise a partir de artigos
indexados na base de dados Scielo. In: OMOTE, Sadao; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio;
CHACON, Miguel. Ciência e conhecimento em Educação Especial. São Carlos: Marquezine e
Manzini, 2014, p. 115-124.
BASSO, Eduarda; RIECHI, Tatiane Izabele Javorski de Sá; MOREIRA, Laura Ceretta; VEIGA,
Elizabeth Carvalho da. Identicação de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino
Superior.Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, n. 3, p. 453-464, 2020.
BENITE, Anna M. C.; RABELO, Marcos Vinícius; BENITE, Cláudio R. M. Estudos sobre as
concepções de professores acerca das altas habilidades e superdotação em rede de colaboração. Espaço
Plural, v. 29, n. 2, p. 361-381, 2013.
BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Diário ocial da União, seção 1, Brasília, DF, ano 131, n. 248, p. 1-289, 23 dez. 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da
República. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
BROWN, Maggie; PETERSON, Elizabeth R.; RAWLINSON, Catherine. Research with Gifted
Adults: What International Experts ink Needs to Happen to Move the Field Forward. Roeper
Review, v. 42, n. 2, p. 95-108, 2020.
CATE, Pit-ten; MARKOVA, Mariya; KRISCHLER, Mireille; KROLAK-SCHWERDT, Sabine.
Promoting inclusive education: the role of teacher’s competence and attitudes. Insights into Learning
Disabilities, v.15, n. 1, p. 49-63, 2018.
CHACON, Miguel Claudio Moriel; PEDRO, Ketilin Mayra; KOGA, Fabiana de Oliveira; SOARES,
Andrea Alves da Silva. Variáveis pessoais de professores e a inclusão de alunos com altas habilidades/
superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 59, p. 775-786, set./dez. 2017.