História da Educação – As Práticas Educacionais e suas Fontes

Autores

  • Jacy Machado Barletta CEDEM

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-0247.2011.v2n1.p60-82

Palavras-chave:

História da Educação, Arquivística, Escola Caetano de Campos, Arquivos Escolares, Recursos Pedagógicos, Materiais Escolares, Materiais Pedagógicos

Resumo

A Arquivística compreende por documentos de arquivo todos aqueles que são produzidos ou acumulados por uma instituição no cumprimento de suas atividades (meio e fim). A instituição escola, na operacionalização de saberes e práticas sociais em escolares, cumprindo sua função social, mobiliza um conjunto de métodos pedagógicos e materiais escolares, que se apresentam como elementos orgânicos da prática escolar diária.

Como exemplo tomou-se a Escola Caetano de Campos que, do final do século XIX às primeiras décadas do XX, utilizou o método intuitivo, aplicando-o em seus diversos níveis e modalidades de ensino. Esse método exigia grande quantidade e variedade de materiais, muitos dos quais sobreviveram ao descaso público e chegaram até nossos dias. O acervo da Escola Caetano de Campos é representativo de um momento da escola pública paulista e contém um rico conjunto documental, fonte de diversos estudos sobre a educação no estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacy Machado Barletta, CEDEM

Mestre em histora de educação pela universidade de São paulo

histórigrafa do cedem/unesp

Downloads

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos