Associação voluntária de moradores do bairro Jardim das Américas (AMJA) e a construção da cidade de Guarapuava: Intervenção urbana e sociabilidade(1995-2001)

Autores

  • Eliziane Gava UNICENTRO
  • Raphael Nunes Nicoletti UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-0247.2012.v3n1.p73-89

Palavras-chave:

Instituição, Política, Urbanização

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a Associação Voluntária de Moradores do Bairro Jardim das Américas (AMJA), às margens da cidade de Guarapuava, no Paraná. Voltada às questões da moradia, a Associação tem como uma das pautas de suas reuniões a promoção de ações urbanas para o Bairro, filiando-se a órgãos públicos e privados. Assim, na pesquisa objetiva-se entender a participação política da Associação de Moradores nas ações de urbanização do Bairro Jardim das Américas, no período de três gestões consecutivas do mesmo presidente (1995-2001). Para o desenvolvimento da pesquisa, serão utilizados registros das reuniões contidos nos livros atas, interpretados a partir do cabedal teórico-conceitual da história cultural e política, da história das cidades em conjunto com os pressupostos da história do tempo presente. As ações da Associação delineiam relações de sociabilidade e incorporam discussões políticas no âmbito público citadino, a formar vetores de sentidos na preocupação com questões urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliziane Gava, UNICENTRO

Graduada em História. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Raphael Nunes Nicoletti, UNICENTRO

Doutorando em História Social. Universidade de São Paulo, USP,  Docente do Departamento de História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO,

Downloads

Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Artigos