A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (FFCL) no período de 1957 a 1964: estudo de uma instituição escolar.

Autores

  • Silvana Fernandes Lopes Unesp/São José do Rio Preto
  • Laura Pacífico Sparvoli

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-0247.2011.v2n2.p91-103

Palavras-chave:

Ensino superior, faculdade de filosofia ciências e letras de São Jose do Rio Preto, história, história das instituições escolares

Resumo

A imprensa, isto é, a técnica tipográfica, foi considerada por Marx como uma das invenções geniais da burguesia, que prenunciavam a organização do trabalho industrial. Sua base material e forma de organização do trabalho eram próprias do período artesanal, do início do capitalismo. Esta forma, tida como transitória, manteve-se, entretanto, praticamente inalterada por quatro séculos, sendo radicalmente modificada apenas no século XX, com a implementação de uma produção mecanizada e automatizada. No Brasil, essas transformações foram sentidas principalmente a partir de meados do século, sendo possível capturar as percepções dos trabalhadores que vivenciaram essa transição e registrar, assim, suas impressões sobre seu trabalho, seus saberes e seu lugar social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Fernandes Lopes, Unesp/São José do Rio Preto

Professora Doutora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Câmpus São José do Rio Preto. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “História e Política Educacional Brasileira. E-mail: <silvanaflopes@gmail.com>.

Laura Pacífico Sparvoli

Professora da Rede Particular de Ensino de São José do Rio Preto. Membro do Grupo de Pesquisa “História e Política Educacional Brasileiro. E-mail: <laura_eparvoli@yahoo.com.br>.

Downloads

Publicado

2011-11-21

Edição

Seção

Artigos