Recursos informacionais para a construção do conhecimento em empresas de software

Abordagem sistêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n3.03.p14

Palavras-chave:

Abordagem Sistêmica, Empresas de Software, Construção de Conhecimento, Recursos Informacionais

Resumo

Partindo-se do uso da abordagem sistêmica, realizou-se uma discussão sobre a questão da gestão com pessoas, com vistas à construção de conhecimento em ambientes organizacionais. Para tanto, num primeiro momento, são detalhados elementos da abordagem sistêmica; na sequência, abordam-se questões da gestão com pessoas que poderiam redundar na construção do conhecimento em ambientes organizacionais, dando-se ênfase ao comportamento informacional. A presente pesquisa enfoca o âmbito das empresas de Tecnologia da Informação que se dedicam ao desenvolvimento de softwares, salientando sua caracterização enquanto sistemas sociotécnicos complexos. Salienta-se também a complexidade envolvida nos projetos de software e as inter-relações entre programadores em suas equipes, clientes e stakeholders, estrutura organizacional e aspectos da Engenharia de Software. Consideram-se os fluxos informacionais tanto formais quanto informais, como sendo o elemento agregador dos distintos componentes do sistema sociotecnico, que permite a eficácia na realização do trabalho. Portanto, foi efetuado um estudo de casos múltiplos em duas organizações de desenvolvimento de software para verificar a consistência dos fluxos informacionais, referentes ao compartilhamento da informação e sua formalização, especificamente. A abordagem utilizada foi a quantitativa, aplicando-se questionários com escala de Likert para os colaboradores das empresas, que foram analisados mediante a estatística descritiva. Apurou-se, desta forma, a necessidade de equilibrar os fluxos informacionais, principalmente melhorando o aspecto do registro ou documentação de informações. Por fim, são feitas as considerações finais, com o intuito de se busca inter-relacionar os elementos abordados no estudo.

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Biografia do Autor

Cássia Regina Bassan de Moraes, Universidade Estadual Paulista, campus de Marília

Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília.   Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista  Júlio de Mesquita Filho, Campus de Assis. Atualmente exerce o cargo de Diretora da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC - Garça). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Experiência na área de Psicologia Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: administração; gestão de pessoas, cultura organizacional, comportamento, ambiente informacional, informação e gestão do conhecimento nas organizações. Membro do Grupo de Pesquisa "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional" da FFC - Unesp-Marília.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista, campus de Marília

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018. Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp, 2009. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), 2001. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para a geração de diferenciais competitivos. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4248-5934 ResearcherID: B-9099-2012 Lattes: http://lattes.cnpq.br/1484808558396980

Leonardo Pereira Pinheiro de Souza, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciência da Informação na UNESP, campus de Marília. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP. Membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional, do departamento de Ciência da Informação da UNESP, campus de Marília. Pós-graduado lato sensu em Desenvolvimento de Software para Web pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Estadual de Tecnologia- FATEC Garça, em 2012.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Moraes, C. R. B. de, M. L. P. Valentim, e L. P. P. de Souza. “Recursos Informacionais Para a construção Do Conhecimento Em Empresas De Software: Abordagem Sistêmica”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 13, nº 3, setembro de 2019, p. 14-25, doi:10.36311/1981-1640.2019.v13n3.03.p14.

Edição

Seção

Artigos