Potential of ontology for interoperability in e-government

discussing international initiatives and the brazilian case

Autores

  • Edilson Ferneda Universidade Católica de BrasíliaMestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação https://orcid.org/0000-0003-4164-5828
  • Fernando William Cruz Universidade de Brasília - Campus do Gama https://orcid.org/0000-0001-5640-773X
  • Hércules Antonio do Prado Universidade Católica de BrasíliaMestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação https://orcid.org/0000-0002-8375-0899
  • Renato da Veiga Guadagnin Universidade Católica de BrasíliaMestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação https://orcid.org/0000-0002-8394-2604
  • Laurindo Campos dos Santos Instituto Nacional de pesquisa da Amazônia - INPA https://orcid.org/0000-0001-5363-8225
  • Diana Leite Nunes dos Santos Procuradoria Geral da República (PGR) / Ministério Público Federal (MPF) https://orcid.org/0000-0002-9350-4456
  • Oziel Lopes da Costa Mestrando em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, na Universidade Católica de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.06.p47

Palavras-chave:

e-Government, Ontology, Interoperability.

Resumo

Interoperability is one of the fundamental requirements to enable electronic government. Its implementation can be classified into technical, syntactic, semantic, and organizational levels. At the semantic level, ontology is regarded as a practical solution to be considered. In this context, its adoption was identified in several countries, with different levels of maturity and so many focuses as the specific implementations. One of the main challenges to be overcome is the legal question that refers to the legislation to assure “the preservation of the legal meaning of data”. The lack of efficient mechanisms to support the deployment and use of ontologies can turn the overall task time-expensive, restricted in scope, or even unfeasible. Additionally, many initiatives are recent and need to be validated over time. This paper presents a non-exhaustive survey of the state of interoperability in e-government from the perspective of ontologies' use. The cases of Palestine, European Union, Netherlands, Estonia, and Brazil are discussed.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edilson Ferneda, Universidade Católica de BrasíliaMestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação

Possui graduação em Tecnologia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e doutorado em Computação pelo Laboratoire d'Informatique, Robotique et Microélectronique de Monpellier (LIRMM), França (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Brasília, onde atua no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação e no Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Seus interesses incluem Inteligência Artificial e Gestão do Conhecimento.

Fernando William Cruz, Universidade de Brasília - Campus do Gama

Graduado em Processamento de Dados pela Universidade de Brasília (1988), Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professor da Universidade de Brasília - Campus do Gama.

Hércules Antonio do Prado, Universidade Católica de BrasíliaMestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação

Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal de São Carlos (1976), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE-RJ (1989) e Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e docente no Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília.

Renato da Veiga Guadagnin, Universidade Católica de BrasíliaMestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), Mestre em Análise de Sistemas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1972) e Doutor pela Universidade Alemã de Ciências da Administração de Speyer (1983). É professor aposentado pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Brasília.

Laurindo Campos dos Santos, Instituto Nacional de pesquisa da Amazônia - INPA

Graduado em Engenharia Modalidade Construção Cívil pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas (1984), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e Doutor em Ciência da Computação pela University Of Twente (2003). Atualmente é Analista C & T Senior do Ministério de da Ciência, Tecnologia e Inovação, Coordenador substituto da Coordenação de Ações Estratégicas (COAE) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenador de Tecnologia da Informação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, membro do Conselho Técnico Consultivo do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).

Diana Leite Nunes dos Santos, Procuradoria Geral da República (PGR) / Ministério Público Federal (MPF)

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Assessora Chefe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) da Procuradoria Geral da República (PGR) / Ministério Público Federal (MPF).

Oziel Lopes da Costa, Mestrando em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, na Universidade Católica de Brasília.

Mestrando em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação / Universidade Católica de Brasília.

Referências

.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Ferneda, E., F. W. Cruz, H. A. do Prado, R. da V. Guadagnin, L. C. dos Santos, D. L. N. dos Santos, e O. L. da Costa. “Potential of Ontology for Interoperability in E-Government: Discussing International Initiatives and the Brazilian Case”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 10, nº 2, novembro de 2016, doi:10.36311/1981-1640.2016.v10n2.06.p47.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)