Mapa do conhecimento da Ciência da Informação

implicações para o futuro da área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2007.v1n1.02.p3

Palavras-chave:

Mapa do Conhecimento, Ciência da Informação, Pesquisa de Mapeamento em Ciência da Informação, Método Delphi

Resumo

Esse trabalho coletivo incorpora onze posições sobre as implicações do “Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação”, um estudo crítico Delphi conduzido de 2003 a 2005 e publicado em uma série de quatro artigos (ZINS, 2007a, b, c, d). O estudo Delphi capturou as deliberações de 57 líderes acadêmicos em Ciência da Informação de 16 países para fornecer: 1) definições de conceitos fundamentais de dados, informação, conhecimento e mensagem; 2) concepções alternativas em relação ao domínio da Ciência da Informação; 3) diferentes mapeamentos classificatórios da área; e 4) mapeamento compreensivo da Ciência da Informação. Em geral, o Mapa do Conhecimento fornece um diagnóstico atual da área, retratando as questões do Século XXI, que pode auxiliar o desenvolvimento de pesquisas futuras, programas educacionais, publicações e outras perspectivas profissionais e acadêmicas. Esse tipo de pesquisa de mapeamento sobre a Ciência da Informação deveria ser feito periodicamente, incluindo estudos Delphi e avaliações do grau de expansão da área e provável divisão em subáreas. Metodologias alternativas para mapear a expansão do universo da Ciência da Informação e suas sinergias com outras áreas do conhecimento, também, deveriam ser exploradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

.

Publicado

2007-11-27

Como Citar

Zins, C., A. Debons, C. Beghtol, M. Buckland, C. H. Davis, G. Dodig-Crnkovic, N. Dragulanescu, G. Harmon, D. H. Kraft, R. Poli, e R. P. Smiraglia. “Mapa Do Conhecimento Da Ciência Da Informação: Implicações Para O Futuro Da área”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 1, nº 1, novembro de 2007, p. 3-32, doi:10.36311/1981-1640.2007.v1n1.02.p3.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)