Ações integradas de gestão da informação e do conhecimento no setor contábil de uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.08.p106

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Ciência da Informação, Capital Intelectual. Conhecimento Organizacional.

Resumo

Discute a relevância da gestão da informação e do conhecimento numa instituição de ensino superior público. Tem como foco o estímulo, que pode ser implementado através de ações assertivas na criação e manutenção do conhecimento organizacional, e como objetivo geral, analisar as ações de gestão da informação e do conhecimento do corpo técnico da Coordenação de Contabilidade e Finanças da universidade. No aspecto metodológico, a pesquisa é caracterizada como estudo de caso e de campo, configura-se como um estudo de caráter qualitativo e quantitativo, exploratório e descritivo. Utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário individual, sem identificação, que permitiu reconhecer as ações de GIC, por meio do ‘diagnóstico de gestão do conhecimento’, na perspectiva de Bukowitz e Williams, adotado como parâmetro. Para a organização e a análise dos dados, recorreu-se a análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam que os achados da pesquisa foram positivos para as ações de GIC, embora se observe a necessidade de melhorias no que diz respeito ao incentivo ao compartilhamento do conhecimento nos setores que fazem a Coordenação de Contabilidade e Finanças da Universidade.

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Biografia do Autor

Suzana de Lucena Lira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Referências

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Publicado

2013-07-28

Como Citar

Lira, S. de L., e E. N. Duarte. “Ações Integradas De gestão Da informação E Do Conhecimento No Setor contábil De Uma Universidade Pública”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, doi:10.36311/1981-1640.2013.v7esp.08.p106.

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