Aplicações da gestão do conhecimento na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação

uma revisão sistemática

Autores

  • Roberta Moraes de Bem Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-0785-4378
  • Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7n1.06.p67

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Práticas de Gestão do Conhecimento.

Resumo

A gestão do conhecimento (GC) tornou-se pauta importante para as organizações da Sociedade da Informação e do Conhecimento, para as bibliotecas não é diferente. Dessa forma, o presente artigo apresenta uma revisão de literatura do tipo sistemática, com a proposta de identificar aplicações e tendências de gestão do conhecimento nas áreas de Ciência da Informação e/ou Biblioteconomia. Verifica-se que há divergências entre os conceitos de gestão da informação e gestão do conhecimento, caracterizadas como entraves à implementação da GC. As bibliotecas, muitas vezes, têm desenvolvido atividades de GC (especialmente no que se refere ao compartilhamento de conhecimento, por meio de recursos da Web 2.0). A maioria das práticas levantadas referem-se à utilização de blogs, ferramentas wiki, sistemas de classificação compartilhada (tagging), redes sociais, entre outros. No entanto, em alguns casos as bibliotecas não têm a devida consciência do trabalho que realizam. É necessário que essas tenham a GC como parte de suas rotinas, e pensem nela de forma sistemática, de modo a direcionar, recursos, planejamento, entre outros, e se beneficiar das melhorias que podem ser conseguidas por meio da GC, aprimorando os serviços e satisfazendo os usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

.

Publicado

2013-07-18

Como Citar

Bem, R. M. de, e C. C. de S. R. Coelho. “Aplicações Da gestão Do Conhecimento Na área De Biblioteconomia E Ciência Da Informação: Uma revisão sistemática”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, nº 1, julho de 2013, p. 69-97, doi:10.36311/1981-1640.2013.v7n1.06.p67.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)