A Teoria da Atividade na Compreensão da Competência em Informação como Inovação Social

Autores

  • Alessandra de Souza Santos Universidade FUMEC
  • Luiz Cláudio Gomes Maia Universidade FUMEC
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02129

Palavras-chave:

Competência em Informação, Inovação Social, Teoria da Atividade, Aprendizagem Expansiva

Resumo

A competência em informação ganhou relevância por ser um pilar fundamental para a aprendizagem ao longo da vida, uma vez que desenvolve a compreensão sobre a forma, os processos e o ciclo de produção e uso crítico de diferentes modalidades de informação. A competência em informação é uma meta-competência capaz de auxiliar o indivíduo a lidar com necessidades informacionais específicas de cada contexto e, por ser considerada essencial para o pleno desenvolvimento humano, pode ser considerada como inovação social, uma vez que a inovação social visa à transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais. O presente artigo é uma revisão de literatura que visa elucidar como a Teoria da Atividade de Engeström é uma potencial teoria para representar o processo subjacente de transferência de aprendizagem que ocorre nos processos de competência em informação transformacional em um contexto de inovação social, contrastando-a com a perspectiva situacional de competência em informação, em que a aprendizagem não é automaticamente transferível de um contexto para outro, mas mediadas pela prática e limitadas à situação, a inovação pode ser engessada pelo movimento de aprendizagem unidirecional que torna experiente o aprendiz de uma prática.

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Biografia do Autor

Alessandra de Souza Santos, Universidade FUMEC

Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestre em Gestão, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Una. Especialista em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Una. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Luiz Cláudio Gomes Maia, Universidade FUMEC

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduado em Ciência da Computação pela Universidade FUMEC, licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade FUMEC na graduação em Tecnologia de Informação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Pesquisador do LAIS - Laboratory for Advanced Information Systems. 

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade FUMEC

Pós-doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação pela Universidade Paul Sabatier/IUT/Toulouse III. Doutorado em Ciência da Informação - IBICT/CNPq-ECO-UFRJ com Doutorado Sanduíche em Sociologie pelo Centre dÉtudes des Mouvements Sociaux. Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade FUMEC no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

Santos, A. de S., L. C. G. Maia, e M. M. K. Pinheiro. “A Teoria Da Atividade Na Compreensão Da Competência Em Informação Como Inovação Social”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, novembro de 2021, p. e02129, doi:10.36311/1981-1640.2021.v15.e02129.