Gestão do conhecimento em ferramentas de chat no contexto organizacional

práticas para a recuperação do conhecimento

Autores

  • Kássia Rayane Pereira Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar
  • Nelson Nunes Tenório Junior Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar
  • Cláudia Herrero Martins Menegassi Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02120

Palavras-chave:

WhatsApp, Vantagem Competitiva, Memória Organizacional, Aprendizagem Organizacional

Resumo

Em um contexto dinâmico, as organizações buscam formas de obter vantagens competitivas. Nesse sentido, destaca-se a ampla utilização de ferramentas tecnológicas, como as de chat, para oferta de produtos e serviços, comunicação, compartilhamento do conhecimento, entre outros. Entretanto, se não houver o armazenamento adequado do conhecimento criado nessas ferramentas, pode ocorrer a perda do conhecimento organizacional, impossibilitando a recuperação e o uso do conhecimento, bem como, a criação de Memória Organizacional (MO). Desta forma, a gestão do conhecimento (GC) torna-se uma disciplina fundamental para tratar o conhecimento e disponibilizá-lo de maneira útil para a organização. Assim, o objetivo desta pesquisa é sistematizar práticas para a recuperação do conhecimento em ferramentas de chat no contexto organizacional. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa-qualitativa, com os procedimentos técnicos mineração de texto e etnografia em meio digital. Com os resultados, foi possível apresentar cinco práticas da GC para recuperação do conhecimento: Ferramenta de Busca Avançada, Gestão de Conteúdo, Banco de Competências, Bases de Conhecimento e Ambientes Colaborativos Virtuais. A partir de tais práticas, conclui-se que é possível recuperar o conhecimento em ferramentas de chat, evitando a perda do conhecimento organizacional e possibilitando a criação de MO do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Abecker, Andreas, et al. "Toward a technology for organizational memories." IEEE Intelligent Systems and their Applications, 1998, pp. 40-48.

Alavi, Maryam, and Leidner, Dorothy E. "Knowledge management and knowledge management systems: Conceptual foundations and research issues." MIS quarterly, 2001, pp. 107-136.

Aranha, Christian, e Passos, Emmanuel. "A tecnologia de mineração de textos." Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, vol. 5, no. 2, 2006.

Bardin, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70, 1977.

Batista, Fábio Ferreira, et al. "Gestão do conhecimento na administração pública”. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2005, http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2120b.pdf. Acessado 20 jan. 2020.

Batista, Fábio Ferreira. “Governo que aprende: gestão do conhecimento em organizações do Executivo Federal”. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2004, http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4602. Acessado 20 jan. 2004.

Boden, Alexander, et al. "Articulation work in small-scale offshore software development projects." Proceedings of the 2008 international workshop on Cooperative and human aspects of software engineering, 2008.

Bukowitz, Wendi R., e Williams, Ruth L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Bookman, 2002.

Charband, Yeganeh, and Navimipour, Nima Jafari. "Online knowledge sharing mechanisms: a systematic review of the state of the art literature and recommendations for future research." Information Systems Frontiers, vol. 18, no. 6, 2016, pp. 1131-1151.

Choo, Chun Wei. "The knowing organization: How organizations use information to construct meaning, create knowledge and make decisions." International journal of information management, vol. 16, no. 5, 1996, pp. 329-340.

Clark, Vicki L. Plano, and Creswell, John W. Understanding research: A consumer's guide. Pearson Higher, 2014.

Collado, Carlos Fernández, et al. Metodologia de pesquisa. McGraw, 2006.

Dalkir, Kimiz. Knowledge management in theory and practice. MIT press, 2017.

Davenport, Thomas H., and Prusak, Laurence. Working knowledge: How organizations manage what they know. Harvard Business Press, 1998.

Dorow, Patrícia Fernanda, et al. "Ciclo de conhecimento como gerador de valor: Uma proposta integradora." Revista ESPACIOS, vol. 36, no. 12, 2015, pp. 1-16.

Fleury, Maria Tereza Leme, and Fleury, Afonso Carlos Correa. "Alinhando estratégia e competências." Revista de administração de empresas, vol. 44, no. 1, 2004, pp. 44-57.

Fono, David, and Baecker, Ron. "Structuring and supporting persistent chat conversations." Proceedings of the 2006 20th anniversary conference on Computer supported cooperative work. 2006.

Greif, Irene, and Millen, David R. "Communication Trends and the On-Demand Organization." IBM Research, 2003.

Halverson, Christine A. "The value of persistence: a study of the creation, ordering and use of conversation archives by a knowledge worker". 37th Annual Hawaii International Conference on System Sciences, Proceedings of the IEEE, 2004.

Hjørland, Birger. "Domain analysis: A socio‐cognitive orientation for information science research". Bulletin of the American Society for Information Science and Technology, vol. 30, no. 3, 2004, pp. 17-21.

Iversen, Tobias Buschmann, et al. "Instant messaging at the hospital: Supporting articulation work?". International journal of medical informatics, vol. 82, no. 9, 2013, pp. 753-761.

Knowledge Management: Tools and Techniques Manual. Asian Productivity Organization (APO), 2020, https://www.apo-tokyo.org/publications/wp-content/uploads/sites/5/KM-Tools-and-Texhniques-Manual.pdf. Acessado 19 dez. 2020.

Kothari, Chakravanti Rajagopalachari. Research methodology: Methods and techniques. New Age International, 2004.

Leedy, Paul D., and Ormrod, Jeanne Ellis. Practical research: Planning and design. Pearson Education, 2015.

Lesser, Eric, and Prusak, Laurence. "Preserving knowledge in an uncertain world." MIT Sloan Management Review, vol. 43, no. 1, 2001, pp. 101-101.

Nonaka, Ikujiro. "A dynamic theory of organizational knowledge creation." Organization science, vol. 5, no. 1, 1994, pp. 14-37.

Nonaka, Ikujiro, and Takeuchi, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Elsevier Brasil, 1997.

Nonaka, I., and Takeuchi, H. The knowledge-creating company: How Japanese companies create the dynamics of innovation. Oxford university press, 1995.

Okunoye, Adekunle Olusola. Knowledge management and global diversity: a framework to support organisations in developing countries. University of Turku. Department of Information Technology, 2003.

Padrón, Carmen Janeth. "Estrategias Didácticas basadas en Aplicaciones de Mensajería Instantánea WHATSAPP exclusivamente para Móviles:(Mobile Learning) y el uso de la Herramienta para promover el Aprendizaje Colaborativo." Eduweb, vol. 7, no. 2, 2013, pp. 123-134.

Pereira, Kássia Rayane, et al. "A gestão do conhecimento no marketing digital: uma investigação no uso do whatsapp e a relação entre os processos de criação e compartilhamento do conhecimento". Anais do congresso internacional de conhecimento e inovação–ciki, vol. 1, no. 1, 2019.

Randall, et al. "Ethnography and Its Role in the Design Process: ‘If You Must Work Together'". Fieldwork for design: theory and practice, 2007, pp. 135-168.

Schiuma, Giovanni, et al. Managing knowledge processes for value creation. Vine, 2012.

Schreiber, Gus, et al. Knowledge engineering and management: the CommonKADS methodology. MIT press, 2000.

Sanchez, Ron. "Knowledge management and organizational learning: Fundamental concepts for theory and practice". The future of knowledge management. Palgrave Macmillan, 2006, pp. 29-61.

Sartori, Rejane, et al. "Práticas da Gestão do Conhecimento em base tecnológica e funcional de Prefeituras Municipais da região da AMUSEP." Anais do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação–ciki, vol. 1, no. 1, 2017.

Sasieta, Héctor Andrés Melgar, et al. "A memória organizacional no contexto da engenharia do conhecimento". DataGramaZero-Revista de Informação, vol. 12, no. 3, 2011.

Skågeby, Jörgen. "Online ethnographic methods: Towards a qualitative understanding of virtual community practices." Handbook of research on methods and techniques for studying virtual communities: paradigms and phenomena, IGI Global, 2011, pp. 410-428.

Smith, Craig. “65 Amazing WhatsApp Statistics and Facts”. Expande Dream Blings. December 2018, https://expandedramblings.com/index.php/whatsapp-statistics/. Acessado 20 dez. 2020.

Teixeira, E. K. et al. “Avaliação de um modelo de maturidade de gestão do conhecimento: análise de correspondência múltipla”. Análise–Revista de Administração da PUCRS, vol. 23 no. 2, 2012.

Tsoukas, Haridimos. "Do we really understand tacit knowledge." Managing knowledge: an essential reader, vol. 107, 2005, pp. 1-18.

Uriarte, Filemon A. Introduction to knowledge management: A brief introduction to the basic elements of knowledge management for non-practitioners interested in understanding the subject. Asean Foundation, 2008.

Vergara, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa. Atlas, 2006.

Weinberger, Hadas, et al. "Ontology‐based evaluation of organizational memory". Journal of the American Society for Information Science and Technology, vol. 59, no. 9, 2008, pp. 1454-1468.

Wiig, Karl. “Knowledge management: an introduction and perspective”. Journal of knowledge management, vol. 1, no .1, 1997, pp. 6-14.

Wiig, Karl M. Knowledge management foundations: thinking about thinking: how people and organizations create, represent, and use knowledge. Arlington: Schema Press, 1993.

Downloads

Publicado

2021-10-28

Como Citar

Pereira, K. R., N. N. Tenório Junior, e C. H. M. Menegassi. “Gestão Do Conhecimento Em Ferramentas De Chat No Contexto Organizacional: Práticas Para a recuperação Do Conhecimento”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, outubro de 2021, p. e02120, doi:10.36311/1981-1640.2021.v15.e02120.