Usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino superior em Enfermagem durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Maria Cristiane Barbosa Galvão Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-3971-5743
  • Ivan Luiz Marques Ricarte Universidade Estadual de Campinas
  • Camilo Darsie Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Aldaísa Cassanho Forster Universidade de São Paulo
  • Janise Braga Barros Ferreira Universidade de São Paulo
  • Marcelo Carneiro Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Samára dos Santos Sampaio Universidade de São Paulo
  • Juan Stuardo Yazlle Rocha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02108

Palavras-chave:

Ensino superior, Tecnologias da informação e comunicação, Recursos informacionais, Enfermagem, Alunos de graduação, Alunos de pós-graduação, Professores, Covid-19

Resumo

A necessidade do distanciamento social imposta pela pandemia da COVID-19 demandou a transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial. Este estudo investigou a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem por professores, graduandos e pós-graduandos em Enfermagem, de instituições de ensino públicas e privadas brasileiras, antes e durante a pandemia. O estudo empregou um survey com perguntas estruturadas e uma questão aberta. Os dados foram analisados por estatística descritiva e univariada, bem como por análise de conteúdo. Participaram do estudo 218 indivíduos: 93 (42,7%) docentes, 86 (39,4%) alunos de graduação e 39 (17,9%) alunos de pós-graduação. Observou-se uma tendência de aumento no número de horas diárias dedicadas ao uso das TICs em 2020, sendo as tecnologias e recursos mais utilizados: ambientes digitais de aprendizagem (66,5%), plataformas de áudio e vídeo (57,3%), aplicativos móveis (56,0%) e bases de dados especializadas (55,0%). A maioria (57,8%) dos participantes manifestou preferência pelo ensino presencial. Alguns participantes citaram dificuldades relacionadas à falta de capacitação para o uso das TICs, ao acesso à Internet e à disponibilização de equipamentos. Estas limitações demandam políticas públicas e ações específicas das instituições de ensino e da sociedade civil para resolução.

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Biografia do Autor

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo

Professora Doutora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas.

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor Doutor no Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aldaísa Cassanho Forster , Universidade de São Paulo

Professora Associada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Janise Braga Barros Ferreira, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marcelo Carneiro, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor Doutor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Samára dos Santos Sampaio, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Juan Stuardo Yazlle Rocha, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2021-05-12

Como Citar

Galvão, M. C. B., I. L. M. Ricarte, C. . Darsie, A. C. . Forster, J. B. B. . Ferreira, M. . Carneiro, S. dos S. . Sampaio, e J. S. Y. Rocha. “Usos De Tecnologias Da informação E comunicação No Ensino Superior Em Enfermagem Durante a Pandemia Da COVID-19”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, maio de 2021, p. e02108, doi:10.36311/1981-1640.2021.v15.e02108.

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