O LUGAR DA CRÍTICA DE CINEMA COMO GÊNERO DO JORNALISMO CULTURAL E SUA CRISE

Autores

  • Rafael CARVALHO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1808-8473.2013.v1n10.3361

Palavras-chave:

Crítica cinematográfica, jornalismo cultural, informação, crise

Resumo

Partimos do pressuposto de que a crítica cinematográfica é parte importante do chamado jornalismo cultural em que a mera opinião não é categoria única na unidade textual, mas trabalha em conjunto com o caráter informativo do texto. É nesse ponto que iremos trabalhar com as discussões de Marilena Chauí (2006), a partir de seu texto Simulacro e Poder, no qual a autora defende a ideia de que os meios de comunicação, cuja função primordial é informar, têm promovido, ao contrário, uma onda de desinformação, substituindo cada vez mais o valor da informação pela simples manifestação dos interesses e gostos pessoais. A crítica cinematográfica vê-se então num impasse: de um lado, a necessidade de fazer um trabalho pertinente, e de outro, lutar contra as barreiras impostas pelo mercado jornalístico. O artigo propõe uma sintética abordagem epistemológica da comunicação, partindo da inclusão da crítica de cinema nos campos do jornalismo cultural e das discussões de gêneros jornalísticos.

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