REPERTÓRIOS EM LUTA - HANNS EISLER, OS CORAIS DE TRABALHADORES E O AGITPROP EM FINS DA REPÚBLICA DE WEIMAR

Autores

  • Manoel Dourado BASTOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1808-8473.2013.v1n10.3351

Palavras-chave:

Hanns Eisler, agitprop, música de luta, corais de trabalhadores

Resumo

A importância do compositor Hanns Eisler é realçada quando se reconhece o caráter singular de sua contribuição para a articulação entre estética e política. Durante a República de Weimar, sua atuação junto aos corais de trabalhadores tornou possível a organização de um modelo compositivo e interpretativo derivado das experiências de agitação e propaganda oriundas da URSS. O presente artigo busca apresentar os debates que estimularam a organização de tal modelo, especialmente a partir da análise de um pequeno texto escrito em 1931 por Eisler (“Progresso do movimento musical de trabalhadores”), em que o compositor polemiza com a principal organização dos trabalhadores alemães no campo da música (Associação Alemã dos Cantores Trabalhadores - DASB), estreitamente ligado ao Partido Social-Democrata e seus sindicatos. Eisler contrapõe ao modelo celebrativo da DASB outro modelo de “música de luta” (Kampfmusik).

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