A “PEÇA DO CHICO” QUE “ELA” INTERPRETOU: AS MEMÓRIAS VIVAS DOS ESPECTADORES DA PEÇA GOTA D’ÁGUA (1975-1980)

Autores

  • Miriam Hermeto

DOI:

https://doi.org/10.36311/1808-8473.2012.v1n9.2840

Palavras-chave:

teatro engajado, Gota D’Água, ditadura militar, recepção e apropriações, história oral.

Resumo

Este artigo pretende discutir os dados coletados em entrevistas temáticas como público consumidor do texto teatral Gota D'Água, visando a compreender traços damemória social contemporânea sobre os espetáculos realizados entre 1975 e 1980. Comparando as entrevistas entre si e com fontes de outras naturezas, foi possível identificar as formas de apropriação individuais do texto, suas áreas de interseção e as referências sociais com as quais dialogaram as memórias individuais dos espectadores. Faz-se, ainda, uma análise vertical das três categorias de lembranças mais presentes nas narrativas orais. Por um lado, a expectativa de assistir a uma peça de Chico Buarque e a interpretação de Bibi Ferreira no papel de protagonista do espetáculo, apropriações que produziram um esquecimento social sobre a presença de outros sujeitos sociais envolvidos na produção do espetáculo e uma releitura do texto que relativizam os significados políticos explícitos em sua modalidade escrita. Por outro, as recordações relativas ao cenário, que são responsáveis pela permanência, na memória coletiva, de um sentido político do texto encenado, relacionado às representações do povo e da desigualdade social.

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