TRAVESSIAS: TROCAS CÊNICAS E CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Autores

  • Maria Cristina Castilho Costa
  • Walter de Sousa Junior

DOI:

https://doi.org/10.36311/1808-8473.2012.v1n9.2835

Palavras-chave:

Portugal, Brasil, teatro, circo-teatro, artes cênicas.

Resumo

Tendo por ponto de partida a análise dos processos de censura teatral da Divisão de Diversões Públicas de São Paulo, datados das décadas de 1930 a 1960, é possível desvelar a importância da relação entre Brasil e Portugal na formação dadramaturgia nacional, aspecto pouco considerado por grande parte dos pesquisadores. Este artigo analisa as relações culturais pós-coloniais entre os dois países, particularmente as trocas promovidas pelas artes cênicas, incluindo os gêneros popular ecircense, buscando compreender os motivos que apagaram os vestígios desse rico intercâmbio simbólico. Um processo repleto de hibridismos e estranhamentos que, em sua tensão, gerou um peculiar campo cultural em que as travessias deram sua contribuição para a construção da identidade nacional.

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