BRASIL E ANTICOMUNISMO: A ESCRITA DE UMA HISTÓRIA SOCIAL DO CINEMA

Autores

  • Camila Nascimento AZEVEDO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1808-8473.2012.v1n8.1769

Resumo

Percorrendo diretrizes postas pela História Social “Imagens Vigiadas” problematiza a tríade: anticomunismo, Brasil e Estados Unidos durante o pós-guerra. Considerando relações políticas, culturais e econômicas entre os dois países, Alexandre Valim tem como fio condutor de sua pesquisa os meios pelos quais o anticomunismo fora propagado, identificando o cinema como um veículo fundamental na disseminação de ideias anticomunistas. As temáticas: cinema e guerra fria propostas no subtítulo do livro são inseridas numa ampla contextualização que procura relacionar as várias percepções existentes sobre o comunismo e as produções fílmicas do período abordado. Valim considerada tanto contextos culturais, sociais e econômicos mais amplos, cujo campo de atuação desconhece barreiras nacionais, como organismos locais com circuitos mais restritos. Fugindo assim daquilo que Jim Sharpe chamou de problema de ajuste que pode uma história com pretensões sociais, culturais ou econômicas assumir, por privilegiar apenas uma perspectiva. (SHARPE. 1992, p.54).

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