POBREZA E VIOLÊNCIA URBANA EM LA VENDEDORA DE ROSAS

Autores

  • Naira Reinaga de LIMA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1808-8473.2009.v1n6.1437

Resumo

Propomos aqui uma análise do filme La Vendedora de Rosas (dir. Victor Gavíria, Colômbia, 1998), discutindo a forma como a narrativa aborda a questão da marginalidade, pobreza e violência urbana na Colômbia atual. Dialogando com a tradição da cinematografia política do Nuevo Cine, a proposta realista de La Vendedora de Rosas representa uma inovação no cinema latino-americano atual com o uso de atores não-profissionais que participam da elaboração do roteiro juntamente com o cineasta, permitindo sua intervenção a partir de seus próprios espaços e discursos. Nossa análise tenta mostrar como este realismo problematiza os resultados do processo de modernização periférica pelo qual passou a Colômbia e a América Latina nos últimos anos, a partir de um olhar de desencanto e de falta de expectativas sobre a realidade representada.

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