Considerações sobre o ensino de sociologia no ensino médio e a teoria histórico-cultural
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Palavras-chave

Ensino de Sociologia
Teoria Histórico Cultural
Sociologia da Educação
Prática pedagógica

Como Citar

SOUZA, L. L. de. Considerações sobre o ensino de sociologia no ensino médio e a teoria histórico-cultural. Revista Aurora, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 41–52, 2019. DOI: 10.36311/1982-8004.2019.v12esp.06.p41. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/9766. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Seja na formação de professores, no âmbito acadêmico ou em sala de aula, o ensino de sociologia para o ensino médio e sua prática apresentam características peculiares e desafios a serem superados; apesar do histórico da disciplina no país apresentar longa trajetória, foi através da Lei 11.684/08 que esta permaneceu de forma permanente nos currículos oficiais da última década. A preocupação em construir o campo científico e acadêmico das Ciências Sociais era prioridade e assim, a disciplina escolar sofre distinção das demais, sendo passível de descarte ou substituição. O principal argumento em relação à “fragilidade” da disciplina se refere à complexidade de conteúdos e sua possível utilidade na formação básica dos adolescentes. Nesse sentido, como podemos construir uma prática pedagógica que possibilite a adequada transposição escolar dos conteúdos, além de afirmar a relevância da Sociologia na educação básica? O presente artigo busca refletir sobre uma prática pedagógica transformadora para a disciplina escolar de sociologia, através das contribuições da Teoria Histórico-Cultural em relação ao ensino e aprendizagem. Para tal, buscou-se problematizar o papel da escola na sociedade capitalista e compreender o papel das Ciências Sociais na instituição escolar, através do dispositivo pedagógico de desnaturalização dos fenômenos sociais e a relação intermitente da disciplina com os modelos de currículos. Por fim, considera-se que os aportes teóricos oferecidos pela Teoria Histórico-Cultural na disciplina de sociologia possibilitam atividades de aprendizagem mediadas atribuídas de sentido.

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2019.v12esp.06.p41
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