Qualificação da mão de obra e política pública no Brasil
PDF

Palavras-chave

Qualificação
Mão de obra
Política pública
Educação profissional

Como Citar

SOUZA, S. de C. I. Qualificação da mão de obra e política pública no Brasil: progresso e retrocesso conceituais. Revista Aurora, [S. l.], v. 8, n. 01, p. 105–124, 2015. DOI: 10.36311/1982-8004.2014.v8n01.4709. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/4709. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de qualificação e sua expressão na proposta de política pública brasileira de educação profissional nos anos 1990. Para isso, parte da evolução dos estudos da qualificação e apresenta o conceito de qualificação sob suas múltiplas dimensões, como construção social. Mostra que apesar do progresso teóricoconceitual, a qualificação precisava ser melhor explicitada, pois no âmbito da proposta pública brasileira de qualificação pós-1995, alicerçada nos conceitos da competência e empregabilidade, percebe-se um retrocesso à concepção elementar inicial restrita ao posto de trabalho e ao trabalhador. Por outro lado, essa forma de definir a qualificação conferiu-lhe
uma função de mecanismo sancionador e mantenedor da política econômica brasileira excludente, pelo desemprego e pela precarização do trabalho.

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2014.v8n01.4709
PDF

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 5ed. São Paulo: Cortez, 1998.

BRASIL. Política para a educação profissional. Brasília, SEFOR/Mtb/SPE/MEC, 1995a.

BRASIL. Educação profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. Brasília, SEFOR/Mtb, 1995.

BRASIL. Plano Nacional de Educação Profissional: termos de referência dos programas de educação profissional.. Brasília, SEFOR/Mtb/FAT/CODEFAT, 1996a.

BRASIL. Habilidades, questão de competências? Brasília, SEFOR/Mtb/FAT/CODEFAT, 1996b.

BRASIL. Educação profissional: o repensar da educação. Brasília, SEFOR/Mtb. Disponível na internet via www.mtb.gov.br. Arquivo capturado em 21 ago.1998a.

BRASIL. Educação profissional e empregabilidade: empresa competitiva, cidadão competente. Brasília, SEFOR/Mtb. Disponível na internet via www.mtb.gov.br. Arquivo capturado em 21 ago.1998b.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

CARVALHO, Ruy Q. Capacitação tecnológica, revalorização do trabalho e educação. In: FERRETTI, Celso J. et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 2ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

CASTRO, Nadya A. Organização do trabalho, qualificação e controle na indústria moderna. In: Coletânea CBE Trabalho e Educação. Campinas: Papirus, p.69-86, 1992.

CASTRO, Nadya A. Qualificação, qualidades e classificações. Educação e sociedade, Campinas, n.45, p.211-224,1993.

CORIAT, B. 1993. Ohno e a escola japonesa de gestão da produção: um ponto de vista conjunto. In: HIRATA, Helena(org). Sobre o'modelo japonês'. São Paulo: EDUSP, 1993.

CORIAT, Benjamin.1991. Pensar pelo avesso. Rio de Janeiro: Revan, 1991.

FERNANDES, Andréa C.G.Ação econômica e ordem social na economia política clássica. São Paulo, Universidade de São Paulo( dissertação de mestrado), 1995.

FIDALGO, Fernando. A formação profissional negociada: França e Brasil, anos 90. São Paulo, PUC( tese de doutorado),1999.

FREYSSENET, Michel. Automação e qualificação da força de trabalho. In: SOARES, R.M.S.M.(org.) Gestão da empresa, automação e competitividade. Brasília, IPEA, p.99- 112,1990.

GALBRAITH, J.K. Economia, paz e humor. São Paulo: Artenova, 1972.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, política e estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. 7ed. São Paulo: Loyola, 1998.

HIRATA, H.; ZARIFIAN, P. Força e fragilidade do modelo japonês. Estudos avançados,São Paulo, v.12, n.5, 1991.

HIRATA, Helena. (org.) 1993. Sobre o modelo japonês. São Paulo: EDUSP, 1993.

HIRATA, Helena. Da polarização das qualificações ao modelo da competência. In: FERRETTI, Celso J. et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 2ed. Rio de Janeiro, Vozes, 1994.

HIRATA, Helena. Os mundos do trabalho. In: CASALI, Alípio et al (orgs.) Empregabilidade e educação: novos caminhos no mundo do trabalho. São Paulo: EDUC,1997.

KAWAMURA, Lili. Qualificação do trabalho face às novas tecnologias: parâmetros culturais, Cadernos Tteduc, Campinas, UNICAMP, 1993.

KERN, Horst; SCHUMANN,M. El fin de la division del trabajo? Madrid, Ministerio de Trabajo y Seguridad Social, 1998.

LEITE, Marcia P. Qualificação, desemprego e empregabilidade, São Paulo em perspectiva, ,São Paulo, v. 11, n.1, p. 64-69, 1997.

MANFREDI, Silvia. Trabalho, qualificação e competência profissional - das dimensões conceituais e políticas. Educação e Sociedade, Campinas, n.64,p.13-49, 1998.

MARX, Karl. Terceiro Manuscrito. In: Marx, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. 4ed. São Paulo, Nova Cultural, 1987. (Os pensadores)

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo, Nova Cultural. (Os economistas), 1988.

OFFE, Claus. Sistema educacional, sistema ocupacional e política de educação: contribuição à determinação das funções sociais do sistema educacional. Educação e sociedade, Campinas, n.35, p. 9-57, 1990.

PAIVA, Vanilda. Produção e qualificação para o trabalho: uma revisão da bibliografia internacional. Rio de Janeiro: UFRJ, 1989.

PIORE, M.J.;SABEL,C.F. The second industrial divide: ipossibilities for prosperity. EUA: Basic Books, 1984.

POCHMANN, Marcio. O trabalho em fogo cruzado. São Paulo, Contexto, 1999 .

POSTHUMA, Anne C.; LEITE, Marcia P.Reestruturação produtiva e qualificação: reflexões sobre a experiência brasileira. São Paulo, IV Encontro Nacional da ABET, pp 1-5,1995.

SCHMITZ, H. Automação microeletrônica e trabalho: a experiência internacional. In: SCHMITZ,H.; QUADROS, R.Q. (orgs.) Automação, competitividade e trabalho: a experiência internacional. São Paulo: Hucitec,1988.

SILVA JR, João R.; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da educação superior: reforma do estado e mudança na produção. Relatório de pesquisa, 1998.

SMITH, Adam. A riqueza das nações. São Paulo, Nova Cultural. (Os economistas), 1996.

VILLAVICENCIO, Daniel. Por una definicion de la cualificación de trabajadores. Madrid, IV Congresso Español de Sociologia, 12p. (mimeo), 1992.

ZARIFIAN, Philipe. 1996. O modelo de competência e suas consequências sobre os ofícios profissionais. Rio de Janeiro, Seminário Internacional: educação profissional, trabalho e competências, CIET,1996. (mimeo - tradução livre).

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Revista Aurora

Downloads

Não há dados estatísticos.