Luta pela terra, criminalização dos movimentos sociais (do campo) e educação
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Palavras-chave

Movimentos Sociais
Educação
Criminalização

Como Citar

COUTINHO, A. F.; MUNIZ, R. S. L.; NASCIMENTO, R. de C. G. Luta pela terra, criminalização dos movimentos sociais (do campo) e educação. Revista Aurora, [S. l.], v. 5, p. 55–68, 2021. DOI: 10.36311/1982-8004.2012.v5n0.2363. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/2363. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo que se apresenta tem duas finalidades: a primeira, denunciar que a criminalização dos movimentos sociais não se limita a questão agrária, isoladamente, mas se faz, também, pelas demais políticas públicas, particularmente a política educacional, num amplo processo que vai do fechamento de escolas, ao controle ideológico de projetos e parcerias à precarização da oferta de educação, em todos os níveis e modalidades. Segundo, trazer uma reflexão crítica sobre a Educação do Campo e sua relação com os movimentos sociais. Convém ressaltar, que esse trabalho se assenta sobre o terreno teórico-metodológico que entende ser necessário se contrapor a movimentos/concepções/tendências teóricas que tendem a fragmentar a totalidade social em análises milimetricamente “recortadas” da realidade, perdendo de vista a centralidade do trabalho, da história e da luta de classes para o desvelamento das contradições que se operam no interior da sociedade capitalista e que podem fazer mover a “roda da história” em outro sentido.
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2012.v5n0.2363
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