De olho nas campanhas eleitorais, redes sociais e pleitos municipais
PDF

Palavras-chave

MÍDIA
POLÍTICA
ELEIÇÕES
REDES SOCIAIS
CAMPANHAS ELEITORAIS
PREFEITURAS

Como Citar

RAPOSO GOMES, A.; DE OLIVEIRA, L. A. De olho nas campanhas eleitorais, redes sociais e pleitos municipais: um levantamento na Compós e na Compolítica. Revista Aurora, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 49–70, 2022. DOI: 10.36311/1982-8004.2022.v15.n1.p49-70. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/12851. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pela crise sanitária e de saúde pública provocada pelo avanço da Covid-19 no mundo e também pela ida dos brasileiros às urnas para definir os rumos da administração dos respectivos municípios. Em um cenário brasileiro no qual há um governo que realiza ataques contra universidades e centros de pesquisa, a intenção desse artigo é fazer um levantamento de trabalhos publicados nos anais de dois eventos científicos. Para isso, foram estabelecidos dois filtros de busca - de acordo com os Grupos de Trabalho e palavras-chave relacionadas. A partir da metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), ao fim, constatou-se a atenção voltada pelos pesquisadores da área de comunicação política aos atores, estratégias e ocorridos durante as eleições presidenciais de 2018, embora também tenham sido encontrados textos referentes a prefeituras, principalmente, capitais.

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2022.v15.n1.p49-70
PDF

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010.

BERGAMO, Rafael. Um palanque com milhões de pessoas. In: FRATINI, Juliana. Campanhas Políticas nas Redes Sociais: como fazer comunicação digital com eficiência. 1. ed. São Paulo: Matrix, 2020. P. 85-92.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Paráfrase em português do Brasil: Railton Sousa Guedes. 1997. Versão eletrônica produzida pelo Coletivo Periferia, 2003.

DOMENACH, Jean-Marie. A propaganda política. São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1963.

FERNANDES, Carla Montuori; OLIVEIRA, Luiz Ademir de; COIMBRA, Mayra Regina; CAMPOS, Mariane Motta de. A pós-verdade em tempos de Covid-19: o negacionismo no discurso do governo no Instagram: In: Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, e.5317, dez 2020.

FRATINI, Juliana. Campanhas Políticas nas Redes Sociais: como fazer comunicação digital com eficiência. 1. ed. São Paulo: Matrix, 2020. 168 p.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução de Maria Célia Santos Raposo. Petrópolis: Vozes, 1985.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação. São Paulo: Paulus, 2004.

HJARVARD, Stig. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. In: MATRIZes. Ano 5, n. 2, jan. /jun. 2012 – São Paulo. Brasil. P. 53-91.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução: Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

LIMA, Venício de. Mídia: crise política e poder no Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, 2006.

MANHANELLI, Carlos Augusto. Marketing pós-eleitoral: técnicas de marketing para um mandato de sucesso. São Paulo: Summus, 2004.

MIGUEL, Luís Felipe; BIROLI, Flávia (Org.). Mídia representação e democracia. Editora Hucitec. São Paulo: 2010.

PANKE, Luciana. Campanhas eleitorais para mulheres: desafios e tendências. 1 ed. Curitiba: Ed. UFPR, 2016.

RODRIGUES, A.D. Estratégias de Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1999.

SANT’ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 9. ed. rev.

SCHWARTZENBERG, Roger-Gérard. O Estado Espetáculo: ensaio sobre e contra o star system em política. Círculo do Livro. São Paulo: 1977.

THOMPSON, J.B. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 2013.

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 2. ed. rev.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Aurora

Downloads

Não há dados estatísticos.