Resumo
Este artigo busca analisar o contexto social, político, econômico e cultural brasileiro no início dos anos 1990. O trabalho tem como base a análise crítica da canção “Custa Nada Sonhar” (Itamar Assumpção/ Paulo Leminski) que possibilita a abertura para o desenvolvimento do tema proposto. Inicialmente, apresenta através de breves comentários a trajetória pessoal e profissional dos compositores. Em seguida, parte para a análise da canção dividida em texto e música. Para assim, através dos elementos presentes na obra, tratar o momento político e econômico do início desta década e o impacto ocasionado pela crise econômica no setor da indústria fonográfica. Assim como, o desenvolvimento da produção musical independente como via alternativa à lógica da indústria e do mercado.
Referências
BASTOS, Maria Clara. Processos de composição e expressão na obra de Itamar Assumpção. São Paulo, 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo.
CALADO, Carlos. Trilogia combina artesanato sonoro e humor. Folha de São Paulo, caderno Ilustrada, 23/5/1994. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/23/ilustrada/16.html
CASTRO, Riba. Lira Paulistana: um delírio de porão. São Paulo: Ed. do Autor, 2014.
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. 2 ª ed. São Paulo: Boitempo/Fapesp, 2008.
DIAS, Marcia Tosta. A produção fonográfica independente – Baratos Afins e o rock dos anos 80. ArtCultura, Uberlândia, v. 17, n. 31, p. 39-55, jul./dez. 2015.
FALBO, Conrado Vito Rodrigues. Beleléu e Pretobrás: Palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção. Recife, 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação. Universidade Federal de Pernambuco.
FASUTO, Boris. História do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
GARCIA, Walter. “Clara Crocodilo” e “Nego Dito”: dois perigosos marginais?. Antíteses, Londrina, v.8, n.15, p. 10-36, jan./jun. 2015.
HARA, Tony. Amizade e Criação. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 18-42, dez. 2018. Disponível em: httprevista.unisa.brindex.php1articleview54. Acesso em 29 jun. 2020.
NUERNBERGER, Renan. Inquietudo: uma poética possível no Brasil dos anos 1970. São Paulo, 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, Francisco de. Política numa era de indeterminação: opacidade e reencantamento. In: OLIVEIRA, Francisco; RIZEK, Cibele Saliba (orgs.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 15-45.
PAULO, Leminski. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2851/paulo-leminski>. Acesso em: 5 de jul. 2020.
SILVA, Rita de Cassia. Singular e Plural: os vários “eus” de Beleléu – Uma análise da performance como linguagem nos primeiros discos de Itamar Assumpção. São Paulo, 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo.
SIMON, Iumna Maria; DANTAS, Vinicius. Poesia ruim, sociedade pior. Remate de Males, Campinas, v. 7, p.95-108, 1987.
SIMON, Iumna Maria. Considerações sobre a poesia brasileira em fim de século. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 55, p.27-36, nov. 1999.
VAZ, Nuno Vaz. História da Música Independente. São Paulo: Brasiliense, 1988.
VICENTE, Eduardo. A Música Independente no Brasil: Uma Reflexão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., 2005, Rio de Janeiro. Disponível em <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/49335008949277938986592713214137599956.pdf>. Acesso em 25 jun. 2020.
VELLOSO, Rogério (direção). Itamar Assumpção: Daquele instante em diante. São Paulo, Itaú Cultural, 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=be2n1tpJjf0>. Acesso em 25 jun. 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Revista Aurora