A construção da estrada de ferro noroeste do Brasil e o desenvolvimento urbano da cidade de Bauru (SP) nas primeiras décadas do Século XX
PDF

Palavras-chave

Primeira República (1888-1930)
Ferrovia
Bauru (SP)
Modernização

Como Citar

SARTORI, G. R.; MANSANO, S. A construção da estrada de ferro noroeste do Brasil e o desenvolvimento urbano da cidade de Bauru (SP) nas primeiras décadas do Século XX: breves considerações históricas da primeira república brasileira (1889-1930). Revista Aurora, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 9–22, 2021. DOI: 10.36311/1982-8004.2021.v14esp.p9-22. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/12689. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho pretendemos recuperar a formação histórica da cidade de Bauru (SP) a partir da instalação da estrada de Ferro Noroeste do Brasil, nas duas primeiras décadas do século XX. A instalação da ferrovia na cidade de Bauru foi um importante empreendimento dos primeiros governos republicanos e foi representativo das principais questões sociais e econômicas que permeavam o Brasil no período, tais como: os projetos de integração nacional; a viabilidade e aprofundamento do modelo econômico agroexportador; as diferentes formas de violência que a população das camadas mais pobres foi submetida; além da formação e desenvolvimento das cidades do interior paulista mediante a lógica da segregação urbana.

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2021.v14esp.p9-22
PDF

Referências

BATALHA, C. H. M. Formação da classe operária e projetos de identidade coletiva. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. S. N. (Orgs.) O Brasil Republicano: O tempo do liberalismo excludente – da Proclamação da República à Revolução de 1930. Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

CARONE, E. A Primeira República. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1969.

CARONE, E. República Velha I: instituições e classes sociais. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.

CARVALHO, J. M. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

CARVALHO, J. M. Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

COSTA, E. V. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 1987.

GHIRARDELLO, N. À beira da linha: formações urbanas da Noroeste Paulista. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.

GHIRARDELLO, N. A formação dos patrimônios religiosos no processo de expansão urbana paulista (1850-1900). São Paulo: Editora Unesp, 2010.

GORILICK, A. A produção da “cidade latino-americana”. In: Tempo Social, revista de Sociologia da USP, v.17, n°1, 1999.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

LIMA, J. F. T.A ocupação da terra e a destruição dos índios da região de Bauru. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1978.

MELLO, J. M. C. O capitalismo tardio: contribuição à revisão crítica da formação e do desenvolvimento da economia brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1982.

MORATELLI, T. Os trabalhadores da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil: Experiências operárias em um sistema de trabalho de grande empreitada (São Paulo e Mato Grosso, 1905-1914. Dissertação (Mestrado em História Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2013.

NEVES, M. S. Os cenários da República: O Brasil na virada do século XIX para o século XX. In: DELGADO, A. N.; FERREIRA, J. (Org.). O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. v. 1. p. 9-32.

NETO, H. D. Navegando o Mogi-Guaçu: A agroexportação cafeeira no Oeste Paulista e a formação de um mercado regional interno (1883-1903). São Paulo: Editora Unesp, 2009.

PAIVA, C. F. Complemento às narrativas sintéticas dos fatos que motivaram a fundação de Bauru. Bauru: Conselho Municipal de Educação, 1977.

PELEGRINA, Gabriel Ruiz. Bauru Notas Históricas. Bauru, SP: Canal6, 2007.POSSAS, L. M. V. Mulheres, trens e trilhos: Modernidade no sertão paulista. Bauru: EDUSC, 2001.

PRADO JUNIOR, C. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1983.

RESENDE, M. E. L. O processo político na Primeira República e o liberalismo oligárquico. In: DELGADO, A. N.; FERREIRA, J (Org.). O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 45-62.

SAES, F. A. M. As ferrovias de São Paulo (1870-1940): expansão e declínio do transporte ferroviário em São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1981.

VISCARDI, Cláudia. O teatro das oligarquias: uma revisão da “política do café com leite”. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Aurora

Downloads

Não há dados estatísticos.