A construção da estrada de ferro noroeste do Brasil e o desenvolvimento urbano da cidade de Bauru (SP) nas primeiras décadas do Século XX
breves considerações históricas da primeira república brasileira (1889-1930)
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2021.v14esp.p9-22Palavras-chave:
Primeira República (1888-1930), Ferrovia, Bauru (SP), ModernizaçãoResumo
Neste trabalho pretendemos recuperar a formação histórica da cidade de Bauru (SP) a partir da instalação da estrada de Ferro Noroeste do Brasil, nas duas primeiras décadas do século XX. A instalação da ferrovia na cidade de Bauru foi um importante empreendimento dos primeiros governos republicanos e foi representativo das principais questões sociais e econômicas que permeavam o Brasil no período, tais como: os projetos de integração nacional; a viabilidade e aprofundamento do modelo econômico agroexportador; as diferentes formas de violência que a população das camadas mais pobres foi submetida; além da formação e desenvolvimento das cidades do interior paulista mediante a lógica da segregação urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Aurora

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores cedem à Revista Aurora os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.