A construção da estrada de ferro noroeste do Brasil e o desenvolvimento urbano da cidade de Bauru (SP) nas primeiras décadas do Século XX

breves considerações históricas da primeira república brasileira (1889-1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2021.v14esp.p9-22

Palavras-chave:

Primeira República (1888-1930), Ferrovia, Bauru (SP), Modernização

Resumo

Neste trabalho pretendemos recuperar a formação histórica da cidade de Bauru (SP) a partir da instalação da estrada de Ferro Noroeste do Brasil, nas duas primeiras décadas do século XX. A instalação da ferrovia na cidade de Bauru foi um importante empreendimento dos primeiros governos republicanos e foi representativo das principais questões sociais e econômicas que permeavam o Brasil no período, tais como: os projetos de integração nacional; a viabilidade e aprofundamento do modelo econômico agroexportador; as diferentes formas de violência que a população das camadas mais pobres foi submetida; além da formação e desenvolvimento das cidades do interior paulista mediante a lógica da segregação urbana.

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Biografia do Autor

Guilherme Rocha Sartori, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Unesp de Marília. Bolsista CAPES. 

Silvana Mansano, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Unesp de Marília.

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Publicado

2021-07-10

Edição

Seção

Dossiê