A educação brasileira

histórico de privilégios e desigualdades

Autores

  • Maria Solange Melo de Sousa Universidade de Brasília (UnB)
  • Prof. Ma. Eliana A. S. S. Feitosa Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p107-121

Palavras-chave:

Educação; Neoliberalismo; Políticas Públicas

Resumo

O artigo trata da educação brasileira como processo de desenvolvimento em um contexto de gestão neoliberal. Durante a discussão, o texto abordará o desenvolvimento econômico brasileiro e o relacionará com as políticas públicas educacionais nos últimos trinta anos. O objetivo é analisar o modelo neoliberal que foi adotado pós década de 1990 e o seu impacto na educação pública. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e para o aporte teórico, o texto tem como base os autores Freitas (2021), Santos (2000, 2009, 2014) e Sousa (2021). O resultado das discussões realizadas na pesquisa permite concluir que nos últimos 30 anos, apesar do modelo de desenvolvimento econômico, houve algumas conquistas que favoreceram a educação pública, mas os avanços sofrem ameaças em decorrência do retrocesso vivenciado na política brasileira após 2016.

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

Melo de Sousa, M. S., & Aparecida Silva Santos Feitosa, E. . (2022). A educação brasileira: histórico de privilégios e desigualdades. Revista Fim Do Mundo, 3(7), 107–121. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p107-121