Anúncios

O presente dossiê pretende trazer artigos e ensaios que abordam o campo científico da Educação Especial, fundamentados no pensamento de Antonio Gramsci que, por sinal, vivenciou na sua trajetória de vida uma condição de pessoa com deficiência.

Gramsci, por meio do seu materialismo histórico e dialético, contribui no entendimento dos processos históricos, políticos e educacionais na Educação Especial, principalmente, na luta pela efetivação do direito à educação na perspectiva omnilateral.

No entanto, no campo da Educação Especial, os trabalhos encontram-se, geralmente, no viés empírico-analítico. Há estudos sendo realizados em diferentes universidades com objetivo de analisar a realidade educacional a partir de Gramsci,  porém, a produção se encontra dispersa. É necessário reunir os professores e pesquisadores brasileiros que se dedicam nessa tarefa intelectual.

Dessa forma, a proposta do dossiê é trazer estudos e pesquisas que discutem a Educação Especial e/ou Inclusão Escolar no contexto das políticas educacionais ou práticas pedagógicas, sob enfoque teórico gramsciano. Os trabalhos podem contemplar a trajetória de Gramsci como uma pessoa com deficiência, o Estado e as suas políticas inclusivas, os intelectuais orgânicos da educação especial, as ideologias e a disputa pela hegemonia na concepção de deficiência e propostas educacionais, o trabalho da sociedade civil com o público com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação. Além de versar sobre o trabalho como princípio educativo na formação educacional do referido público e análise dos processos educacionais realizados no contexto da inclusão escolar ou de segregação socioespacial, problematizando o projeto de uma escola unitária.

Espera-se com este dossiê instaurar um diálogo com diferentes professores e pesquisadores no campo da Educação, visando instaurar processos de reflexão dialética das políticas educacionais e práticas pedagógicas que acontecem em diferentes localidades, redes de ensino e universidades.

Os artigos deverão ser enviados até o dia 04 de abril de 2023 pela página da revista:
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP

Comissão Editorial
Revista Práxis e Hegemonia Popular
Contato: php.marilia@unesp.br