A amplificação nos processos de informação

Autores

Palavras-chave:

informação, amplificação, Simondon, ciência, tecnologia, sociedade

Resumo

O texto "L'amplification dans les processus d'information" corresponde à apresentação de Gilbert Simondon no Colloque de Royaumont de 1962, organizado pelo próprio Simondon e intitulado Le Concept d’information dans la science contemporaine. O texto busca esclarecer alguns pontos divergentes entre a perspectiva cibernética de informação e aquela proposta por Simondon, menos preocupada com a transmissão de mensagens e mais atenta à condição de metaestabilidade do receptor. O texto tem grande potencial esclarecedor de ideias desenvolvidas nas principais obras do filósofo, e assim pode servir como porta de entrada ao seu pensamento. O texto foi publicado em 2010 na coletânea Communication et information: cours et conférences (Chatou: Les Éditions de la Transparence).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Peixoto Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Departamento de Sociologia (DS) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador do Laboratório de Sociologia dos Processos de Associação (LaSPA/CTeMe).

Evandro Smarieri, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Publicado

30-03-2020 — Atualizado em 13-07-2022

Como Citar

Ferreira, P. P., & Smarieri, E. (2022). A amplificação nos processos de informação. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 43(1), 283–300. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/8165

Edição

Seção

Tradução