A ciência pós-determinista, supradisciplinar e transparadigmática: reacendendo o debate sobre teoria, analogia e conceito

Palavras-chave: ciências sociais, ciências naturais, Analogia e complexidade, Teoria e conceito

Resumo

Este artigo se inicia discutindo um tema relativamente clássico na epistemologia, qual seja, analogia, conceito e teoria, explorando uma perspectiva contemporânea do fazer científico e, em alguma medida, da filosofia. A partir daí, busca reacender o debate, sempre necessário, sobre teoria, analogia e conceito, à luz da produção do conhecimento científico, destacando abordagens supradisciplinares e transparadigmáticas. Para tanto, socorre-se de diferentes áreas do conhecimento científico, a sociologia clássica e contemporânea, elementos da biologia, aspectos da cibernética, para demostrar que a ciência, de modo geral, considerando suas múltiplas disciplinas, intercambia de forma cada vez mais dinâmica raciocínios analógicos, com vistas a dar conta da crescente complexidade em que se encontra.

Recebido: 28/03/2017
Aceito: 23/02/2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leo Peixoto Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas, ISP- Instituto de Sociologia e Política.

Léo Peixoto Rodrigues é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Doutorou-se em sociologia pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul-UFRGS (2003) - CAPES 7; Mestre em sociologia (1997); Bacharel e Licenciado em ciências sociais (1996) pela mesma Universidade, além de licenciado em ciências físicas e biológicas pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências e Letras (1981). Foi professor (DE) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, de 2000 a 2009. Publicou, em co-autoria com Fabrício Monteiro Neves o livro: "Niklas Luhmann: a sociedade como sistema" (2012); foi um dos tradutores do livro "Emancipação e Diferença" (2011), de Ernesto Laclaul. Publicou também o livro Sociologia do Conhecimento, da Ciência e do Conhecimento Científico (2005); organizou diversos livros, dentre eles Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso: em torno de Ernesto Laclau , com posfácio de Ernesto Laclau (2008), já na Segunda Edição (Edipucrs, 2014); Filosofia Na Atualidade , (2007) Sociedade Conhecimento e Interdisciplinaridade (2007); Ernesto Laclau e Niklas Luhmann: pós-fundacionalismo,abordagem sistêmica e as organizações sociais , (2006); tem publicado diversos capítulos de livros e artigos em periódicos especializados e jornais. O foco de interesses de pesquisa vincula-se a diferentes abordagens da teoria social contemporânea (teoria sistêmica, pós-estruturalistas, incluindo a teoria do discurso da escola de Essex); sociologia do conhecimento, "Science studies"; história teórica das ciências sociais; epistemologia das ciências sociais.

Publicado
2020-03-30
Seção
Artigos/Articles