A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA ATUAÇÃO JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM BOA VISTA-RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2020.v21n1.03.p31

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Educação Física, Formação Docente, Educação Inclusiva, Deficiência

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a opinião dos professores de Educação Física sobre a formação acadêmica para o trabalho docente com alunos com deficiência. A amostra foi constituída por 21 professores de Educação Física da rede pública e privada de ensino de Boa Vista/RR, de ambos os gêneros e com média de idade de 37,6 anos. Para coleta de informações foi utilizado o questionário adaptado de Mendes (2013), composto por 09 questões objetivas. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva. Constatamos que: a) disciplinas voltadas para a inclusão na formação acadêmica, grande parte dos professores (33%) cursaram apenas uma disciplina, seguido de outros (24%) que cursaram 2 disciplinas; b) no que se refere a participação de cursos em Educação Física Adaptada, grande parte dos professores (76%), participaram de cursos; c) em relação a preparação para ministrar aulas inclusivas na Educação Física Escolar, (57%) relatam se sentirem preparados, seguido de (38%) que não se sentem preparados. Dessa forma, concluímos que, para os professores participantes da pesquisa, é fundamental a inserção de disciplinas voltadas à pessoa com deficiência no Ensino Superior, uma vez que poderá auxiliar os futuros docentes a ultrapassarem desafios da sala de aula e contribuir com os seus métodos de ensino. Também, a formação docente e a participação em cursos específicos em Educação Física Adaptada podem ser diferenciais para a atuação de Professores de Educação Física junto a alunos com deficiência na escola.

 

Recebido em: 24/03/2020
Reformulado em: 09/04/2020
Aceito em: 10/04/2020

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Biografia do Autor

Ygor Leandro Beschorner de Castro, Universidade Estadual de Roraima

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física, Universidade Estadual de Roraima.

Giselle Fontenelle de Matos, Universidade Estadual de Roraima

Licenciatura em Pedagogia e em Educação Física - Universidade Estadual de Roraima

Mestre em Educação - Universidade Estadual de Roraima

Lucas Portilho Nicoletti, Universidade Estadual de Roraima

Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1993). Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Doutor em Educação junto à Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Atualmente é professor do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Roraima. 

Vinicius Denardin Cardoso, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Actividade Física Adaptada, Universidade do Porto/Portugal (FADEUP),

Doutor em Ciências do Movimento Humano - Escola de Educação Física - UFRGS

Professor Efetivo da Universidade Estadual de Roraima - UERR

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Publicado

2020-04-11