BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Lucas Augusto de Mello
  • Maria Luiza Salzani Fiorini
  • Daniel Pereira Coqueiro

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2019.v20n1.08.p81

Palavras-chave:

Atividade motora adaptada., Educação Física, Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Trata-se de um estudo que investiga a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob a ótica dos professores de Educação Física (PEF). A pessoa com TEA apresenta prejuízos na comunicação, na interação social e comportamento. Além disso, há a necessidade de manter uma rotina de vida, porém, cada pessoa tem suas características próprias. No contexto escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, o professor necessita estar preparado para lidar com os alunos com TEA, pois, a Educação Física estimula o desenvolvimento de aspectos em que tenham dificuldades. Estudos realizados apontaram uma falta de conhecimento dos profissionais sobre este tema, indicando uma formação defasada e não adequada no curso de Educação Física. Por isso, pesquisas sobre esse tema são importantes para que o profissional da Educação Física possa ter conhecimento sobre os tipos de atividades físicas que beneficiam o desenvolvimento de cada aspecto do indivíduo com TEA. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo identificar a percepção dos PEF sobre os benefícios da Educação Física escolar para o desenvolvimento do aluno com Transtorno do Espectro Autista. O trabalho compreende uma pesquisa descritiva. O Projeto de Pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF). Os participantes da pesquisa foram 10 PEF que atuavam na rede municipal de ensino, com turmas do 1º ao 5º ano, e que ministravam aulas para turmas regulares nas quais havia um aluno com TEA regularmente matriculado. Em termos metodológicos, os pesquisadores elaboraram um questionário a ser autopreenchido pelos participantes, com 11 perguntas abertas relacionadas aos temas: 1) percepção do professor de Educação Física sobre o Transtorno do Espectro Autista; e 2) benefícios da aula de Educação Física para o desenvolvimento do aluno com Transtorno do Espectro Autista. Na sequência, o questionário foi avaliado por dois juízes - profissionais de Educação Física com experiência na área de Educação Especial e em elaboração de questionário - para avaliarem se as perguntas redigidas auxiliariam a responder o objetivo da pesquisa; e, se a escrita estava adequada. Assim, após a avaliação dos juízes foi elaborado a segunda versão do questionário. Identificou-se que os PEF souberam definir o TEA, relataram a importância das aulas de Educação Física para o desenvolvimento geral do aluno com TEA, porém, algumas questões negativas foram citadas como a falta do diagnóstico do aluno, de apoio da escola e de conhecimento do PEF sobre o tema, além de faltar respostas mais justificadas em cada questão.

Recebido em: 28/06/2019
Aceito em: 30/06/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Augusto de Mello

Graduado em Licenciatura em Educação Física. Acadêmico do Curso de Bacharelado em Educação Física, da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP, da Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista.

Maria Luiza Salzani Fiorini

Docente dos Cursos de Educação Física, Fisioterapia e Pedagogia, da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP, da Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista

Daniel Pereira Coqueiro

Docente dos Cursos de Educação Física, da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP, da Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista.

Downloads

Publicado

2019-08-28