O ENSINO DO PARA-BADMINTON PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

PARA-BADMINTON PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

  • Aline Miranda Strapasson Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Maria Luiza Tanure Alves
  • Edison Duarte
Palavras-chave: Atividade Motora Adaptada., Educação Física, Iniciação Esportiva, Badminton, Deficiência Física.

Resumo

O estudo tem como objetivo estruturar um programa de ensino de Para-Badminton (PBd) para crianças com deficiência física, que auxilie na aquisição de habilidades motoras e favoreça a aprendizagem do esporte. Trata-se de uma pesquisa descritiva com observação não participante. O ensino do PBd foi estruturado em quatro eixos pedagógicos: 1) manejo e deslocamento em cadeira de rodas; 2) exercícios, jogos e brincadeiras com petecas; 3) exercícios, jogos e brincadeiras com raquetes; e, 4) exercícios, jogos e brincadeiras com raquetes e petecas. Conclui-se que o programa proposto demonstrou ser adequado para a iniciação ao PBd de crianças com deficiência física.


Recebido em: 13/05/2019
Aceito em: 30/06/2019

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Publicado
2019-08-05