TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NA FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Cesar Augusto Fritz Bueno
  • Angélica Cristiane Ovando Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2018.v19n2.01.p79

Resumo

O estado de Santa Catarina conta com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que, desde maio de 1968, é responsável por definir e coordenar as políticas de Educação Especial no estado. A instituição beneficia milhares de pessoas em todo o estado que, para serem incluídas, dependem das políticas públicas para que tenham qualidade de vida e possam participar da vida em sociedade. A instituição apresenta 10 Centros de Atendimento Especializado, sendo o Centro de Educação Física um deles. A Educação Física Adaptada (EFA) se apresenta como uma função importante, tanto para o desenvolvimento motor, quanto para o desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos alunos com deficiência. O presente trabalho teve como objetivo analisar a trajetória dos atendimentos de EFA na FCEE, realizados desde o período de entrada do profissional entrevistado na instituição até os dias atuais. Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa e foi elaborado a partir de entrevista semiestruturada com sete questões com um professor que trabalha na instituição desde o ano de 1982. A entrevista permitiu verificar que a trajetória da EFA na FCEE caracteriza-se por momentos bem distintos, contemplando vertente educacional e preparação para o trabalho, esportiva e, finalmente, voltada para a saúde e qualidade de vida. Conclui-se que EFA na FCEE modificou-se no decorrer dos últimos 35 anos para se adequar às necessidades de cada época, desde o período onde as pessoas com deficiência eram acolhidas por instituições, até o período da inclusão escolar, preparo para mercado de trabalho e foco na saúde.

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Publicado

2018-12-27