MÉTODO HALLIWICK DE NATAÇÃO: APLICAÇÃO EM INDIVÍDUO COM SEQUELAS OCASIONADAS PELA SÍNDROME DE VIVO

Autores

  • Larissa Natália Macêdo Moura FUJISSE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2015.v16n02.5562

Palavras-chave:

Método Halliwick. Síndrome De Vivo. Natação Adaptada.

Resumo

após a segunda guerra a prática de natação e de outras modalidades esportivas para indivíduos com deficiência começa a ser estimulada. A partir disso, vários métodos para o ensino da natação começam a ser estudados, dentre eles o Método Halliwick, com um programa de 10 pontos. Este estudo se propôs a aplicar e avaliar o método em um aluno com sequelas motoras e neurológicas da síndrome De Vivo, conhecida também como síndrome de deficiência de Glut 1 e apontar os benefícios do método na natação. Participou deste estudo um aluno de 16 anos do sexo masculino, sem experiências anteriores no meio aquático, com sequelas que afetaram suas condições físicas e cognitivas, em um grau de comprometimento leve decorrente das sequelas ocasionadas pela síndrome, aplicou-se uma avaliação pré e pós-intervenção, totalizando 3 meses de atividades desenvolvidas no método observando a sua evolução, quanto ao nível de autonomia
na água. Na avaliação pré-intervenção, o aluno se mostrou confortável na água, mas mostrou algumas dificuldades, já na avaliação pós-intervenção, o aluno apresentou bom desempenho em todos os pontos. Conclusão: Neste estudo os dados mostram uma melhora em relação ao nível de autonomia do aluno, lhe trazendo aspectos antes nunca descobertos no meio aquático com a natação adaptada ao Método Halliwick.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Natália Macêdo Moura FUJISSE

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-11-24