Inclusão Escolar na Formação Docente em Cursos de Pedagogia e Educação Física

Autores

  • Gilmar de Carvalho CRUZ
  • Khaled Omar Mohamad EL TASSA
  • Marisa SCHNECKENBERG

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2014.v15n1.3801

Palavras-chave:

Inclusão. Formação docente. Políticas Públicas.

Resumo

O texto apresenta e discute o conceito de inclusão educacional a partir dos documentos oficiais da legislação educacional brasileira assim como dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia e Educação Física - UNICENTRO - Campus de Irati. Tem por objetivo reconhecer o lugar ocupado pela educação inclusiva nos respectivos cursos de formação docente inicial. O estudo evidencia um comprometimento legal e normativo junto a temática, contudo, nem sempre correspondido nos projetos pedagógicos dos cursos, considerando que o conceito parece ser desenvolvido apenas nas disciplinas que definem a partir de sua ementa o investimento na área. Embora a normativa estabeleça que o conceito permeia todo o processo de formação docente inicial, cada curso em sua especificidade parece ainda carecer de um compromisso do coletivo na implementação de práticas também coletivas na temática da educação inclusiva.

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Publicado

2021-09-28

Edição

Seção

Relato de pesquisa