Aplicação do Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R) em Crianças com Autismo como Requisito para Intervenção e Estabelecimento do Vínculo em Atividades Físicas, Lúdicas e Recreativas

Autores

  • Elaine de Oliveira SANTOS
  • Loiane Maria ZENGO
  • Manoel Osmar Seabra JÚNIOR
  • Jaqueline Costa Castilho MOREIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n2.3613

Palavras-chave:

Autismo, Atividades lúdicas, Vinculo Afetivo

Resumo

A pesquisa teve como objetivo oferecer informações relativas ao funcionamento do desenvolvimento nas áreas de Imitação, Percepção, Motora Grossa, Mota Fina, Integração Olho - Mão, Desenvolvimento Cognitivo e Cognitivo Verbal, bem como níveis de anormalidades do comportamento nas áreas de Relacionamento e Afeto, Brincar e Interesse por Materiais, Respostas Sensoriais e Linguagem. Os quais visam o conhecimento dos níveis da idade e potenciais de desenvolvimento com crianças autistas através do Perfil Psicoeducacional Revisado - PEP-R. A metodologia contou com a participação de três crianças com idade entre três a quatro anos, previamente diagnosticadas com autismo infantil. Os resultados do teste mostraram que todas as crianças apresentaram idade de desenvolvimento inferior à idade cronológica, e também diferem entre si. Nesse contexto o PEP-R apresentou com eficiência os níveis do funcionamento do desenvolvimento e anormalidades no comportamento das crianças, o que permite aos profissionais, que trabalham com esses indivíduos, construir planejamentos educacionais que levem em consideração as habilidades aprendidas e as que estão em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-28

Edição

Seção

Relato de pesquisa